REAÇÕES DE MÃES DIANTE DO NASCIMENTO DE UM FILHO PREMATURO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v7i1.32554Palabras clave:
Prematuridade, Reação das mães, Cuidados de enfermagem.Resumen
O nascimento de um filho prematuro é umacontecimento inesperado e estressante para os pais e,principalmente para as mães que, em geral, acompanhamdiretamente a criança. Apontando para uma atenção especialda equipe de saúde, no sentido de oferecer orientações e apoio necessário, objetivamos: identificar as reações de mães de crianças prematuras e verificar o preparo dispensado, pelaequipe de saúde, às mesmas para lidar com a criança. Tratase de um estudo qualitativo, realizado no berçário da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com dez mães de crianças prematuras. Utilizamos para coleta de dados um roteiro de entrevista semi-estruturada, que foi aplicado no período de abril a maio de 2002. Consideramos os aspectos éticos conforme Resolução 196/96 relativo a pesquisas com seres humanos. Emergiram do estudo as seguintes categorias: reações da mãe ao nascimento do filho prematuro; o conhecimento sobre a prematuridade e o preparo para lidar com o filho prematuro.Acerca das reações das mães, foi possível inferir que as mãesdemonstram diversas reações tais como preocupação, medoe tristeza diante do nascimento do filho. As mesmasdemonstraram desconhecer totalmente o assunto daprematuridade. A maioria das mães ignorava a possibilidadedo filho nascer prematuro. O estudo destacou o despreparodas mães para lidar com a criança prematura e o desejo deobterem informações sobre o assunto. Sugere-se que a equipe de saúde ofereça apoio e orientações às mães e á família para que possam enfrentar e superar a situação.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.