QUALIDADE DE VIDA E O TRABALHO SOB A ÓTICA DO ENFERMEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v7i2.1669Palabras clave:
Qualidade de vida, Ocupações em saúde, Enfermagem.Resumen
Pensar em qualidade de vida (QV) do profissional enfermeiro e suas relações no trabalho faz-nos refletir acerca da importância que este representa, assim como os diferentes fatores que interferem na QV. OBJETIVO: investigar a percepção de enfermeiros sobre QV relacionada ao trabalho. METODOLOGIA: Este estudo apóia-se numa abordagem quantiqualitativa e foi realizado num hospital escola, de médio porte, numa cidade da região Sul do RS, no mês de junho de 2003. Contemplou 26 enfermeiros que opinaram sobre o assunto por meio de um questionário aberto, aplicado durante o seu turno de trabalho. RESULTADOS: Os resultados obtidos indicam que o constructo QV, na percepção dos entrevistados, está relacionado a múltiplos fatores, dentre eles, saúde, bem estar pessoal e familiar, lazer, educação, moradia, satisfação pessoal e profissional, condições de trabalho e questões financeiras. CONCLUSÃO: Ao término do estudo constatamos que o trabalho tem relevante significado na QV destes profissionais, é singular na vida de cada um, tendo sido atribuído valores diversos na busca de uma melhor condição de vida e ser saudável, do convívio social e da subjetividade. Em busca da tão sonhada QV, 66% dos entrevistados trabalham em dois ou mais turnos e 80,7% tem mais de um emprego.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.