MODELAGEM EDUCACIONAL COM SIMULAÇÃO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92461

Keywords:

Tecnologia Educacional, Treinamento por Simulação, Educação Baseada em Competências, Educação Interprofissional, Segurança do Paciente.

Abstract

Objetivo: descrever o desenvolvimento, aplicação e avaliação da tecnologia de modelagem educacional com simulação.

Método: estudo metodológico desenvolvido em 2022, no sul do Brasil. Participaram líderes e residentes de enfermagem e medicina em duas fases (identificação das lacunas em segurança do paciente e definição de subtemas educacionais) e 10 etapas (objetivos da aprendizagem; fundamentação teórica; conhecimento do   aprendiz; elaboração do cenário; avaliação e ajustes do cenário de simulação; treinamento dos atores e orientação aos observadores; desenvolvimento das cenas, observação e debriefing).

Resultado:  lacunas em segurança do paciente: desenvolver a comunicação entre a equipe interprofissional, entender a importância dos protocolos e da inserção do paciente no processo de cuidar. A tecnologia educacional com simulação foi avaliada como ferramenta que oportuniza replicar e contrapor à prática cotidiana com preceitos da segurança do paciente, e aprender. 

Conclusão: a replicabilidade da metodologia para diversos contextos e públicos constitui importante contribuição para a prática.

 

Author Biographies

Bruna dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Elaine Drehmer de Almeida Cruz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Enfermeira. Doutora. Docente do Programa de Pós Graduação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Tatiana Brusamarello, Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (CHC-UFPR/Ebserh), Curitiba, Paraná.

Enfermeira. Doutora. Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (CHC-UFPR/Ebserh), Curitiba, PR, Brasil.

Saimon da Silva Nazário, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Published

2024-08-02

How to Cite

Santos, B. dos, Cruz, E. D. de A., Brusamarello, T., & Nazário, S. da S. (2024). MODELAGEM EDUCACIONAL COM SIMULAÇÃO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PERMANENTE. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92461

Issue

Section

ORIGINAL ARTICLE