PRIORIDADES TEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL NA PERSPECTIVA DE TRABALHADORES DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92266Palabras clave:
Educação, Educação Continuada, Pessoal de Saúde, Saúde Mental, Sistema Único de Saúde.Resumen
Objetivo: conhecer as prioridades temáticas para a educação permanente em saúde mental na perspectiva de trabalhadores do Sistema Único de Saúde.
Método: estudo exploratório e qualitativo realizado com 37 trabalhadores da saúde de um município de Mato Grosso do Sul, em setembro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário individual autoaplicável e de grupo focal, norteado por um roteiro semiestruturado de perguntas. O material foi submetido à análise de conteúdo, modalidade temática.
Resultados: As temáticas ‘Humanização no cuidado em saúde mental’, ‘Saúde mental no contexto da atenção primária’, ‘Manejo de situações de crise’ e ‘Saúde mental do trabalhador da saúde e valorização profissional’ despontaram como prioritárias para ações de educação permanente em saúde mental.
Conclusão: o conhecimento acerca dessas prioridades temáticas possibilita planejar ações de educação permanente pautadas nas problemáticas cotidianas vivenciadas pelos trabalhadores da saúde.
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