DETERMINANTES DO NÍVEL DE PROLACTINA EM MULHERES NO PÓS-PARTO IMEDIATO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71511

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Enfermagem, Prolactina, Saúde da Mulher, Período Pós- Parto.

Resumo

Objetivo: identificar os determinantes do nível de prolactina em mulheres no pós-parto imediato.
Método: estudo transversal realizado com 60 puérperas atendidas em um hospital referência no oeste de Santa Catarina. Foram realizadas a aplicação de questionário, Escala de Ansiedade Idate-Traço e coleta de prolactina por meio de punção venosa. Os dados foram analisados mediante regressão linear simples e múltipla.
Resultados: o nível médio de prolactina foi 268,38 ng/mL. O tempo de aleitamento durante a primeira hora de nascimento (p=0,000) e o tipo de parto (p=0,017) foram capazes de prever o desfecho do estudo, enquanto o tempo de puerpério em horas (p=0,088) e a ansiedade (p=0,170) não se mantiveram estatisticamente significativas no modelo final.
Conclusão: espera-se que o resultado desse estudo venha contribuir para estimular e encorajar a adoção de condutas favorecedoras na assistência prestada às mulheres.

Biografia do Autor

Erica de Brito Pitilin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.

Vanessa Aparecida Gasparin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil.

Margarete Dulce Bagatini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Farmacêutica. Doutora em Ciências Biológicas. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.

Maicon Henrique Lentsck, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Guarapuava, PR, Brasil.

Publicado

2020-11-05

Como Citar

Pitilin, E. de B., Gasparin, V. A., Bagatini, M. D., & Lentsck, M. H. (2020). DETERMINANTES DO NÍVEL DE PROLACTINA EM MULHERES NO PÓS-PARTO IMEDIATO. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71511

Edição

Seção

Artigo Original