LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71478

Keywords:

Leprosy, Play and Playthings, Educational technology, Health education, Adolescent.

Abstract

Objective: to describe the leading role of school adolescents in the creation of a storyboard for a digital educational game on leprosy.
Method: qualitative research-action study. Carried out in a public school in the state of Pernambuco (Brazil) in 2019. There were eight pedagogical workshops with students, for the understanding and creation of the educational digital game, using Scratch software version 2.0. The production process followed the development model of digital educational material, created by Falkembach.
Results: the educational action enabled the potentialities and stimulated the creativity of the adolescents to take on a leadership attitude in the creation of the storyboard for a digital game on leprosy.
Conclusion: teenagers had a leading role in creating the storyboard of a digital game on leprosy. The concern in using the virtual environment contributed to the adolescents’ resourcefulness and creativity when they were encouraged and have access to benefit conditions for the elaboration of the storyboard.

Author Biographies

Tamyris Arcoverde Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFPE. Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência em Enfermagem do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP/PE). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE.

Bruna de Farias Pereira de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Acadêmica em Enfermagem

Waldemar Brandão Neto, Universidade de Pernambuco - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Enfermeiro, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Mestrado em Enfermagem, com área de concentração em Promoção à Saúde, pela Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba. Participou do Programa de Doutorado sanduíche no exterior, financiado pela Capes, no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal), no ano de 2015. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE), e Enfermeiro Assistencial da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. É membro sócio efetivo da ABEn seção-PE. Membro de Grupos de Estudos e Pesquisas, cadastrados no CNPq, da UPE e UFPE. Editor Associado da Revista REDCPS. Avaliador de periódicos científicos, nacionais e internacionais. É membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Infantil (Red ENSI-OPAS/OMS). Atua na área da pesquisa em enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica e de Saúde Pública. Tem interesse nos seguintes temas de investigação: Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Infância e Adolescência, Cenário Escolar, Educação em Saúde, Metodologias Participativas na Educação em Saúde, Promoção à Saúde, Prevenção da Violência/Bullying, Ensino de Enfermagem, Processo de Cuidar em Enfermagem, Cuidados especializados ao recém-nascido.

Ednaldo Cavalcante de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Cursou Graduação em Enfermagem (1988), Licenciatura em Enfermagem (1991) e Mestrado em Enfermagem (1996) pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2001) e Pós-Doutorado pela Université Paris Descartes/França (2008). Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado Acadêmico e Doutorado)/PPGENF. Editor Chefe da Revista de Enfermagem UFPE on line/REUOL Membro do Banco de Avaliadores de Cursos Superiores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/INEP/MEC e do Departamento de Ciência e Tecnologia. Secretaria de Ciência, Tecnologia. Líder dos Grupos de Pesquisas cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/Capes/Cnpq: 1) Educação em Saúde, Vulnerabilidades, Orientação Sexual, Identidades de Gênero nos Cenários do Cuidado de Enfermagem; 2) Saúde Coletiva e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; 3) Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde. Desenvolve projetos de pesquisas com alunos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação das Ciências da Saúde e áreas afins, com especial ênfase para a Enfermagem, direcionados ao cuidado em saúde preventiva e promocional do ser humano, a partir de abordagens subjetivas, numéricas, metodológicas e ecológicas. As pesquisas abrangem os seguintes temas: Iniquidades sociais, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Sexualidade e sexo, Violência Sexual e de Gênero, Práticas de sexo mais seguras, Relações de Gênero, Prevenção de ISTs/HIV/aids, Saúde dos seres humanos heterossexuais, de diferentes populações étnico-raciais e LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromântiques/Agênero, Pan/Poli, e mais).

Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985),Especialista em Enfermagem do Trabalho e Administração em Serviços de Saúde pela UFPE, Mestrado em Enfermagem de Saúde Publica pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É terapeuta Floral. Coordenou o Primeiro Curso de Especialização em terapia com Essências Florais em 2008 Departamento de Enfermagem/UFPE, Atualmente é professor associado IV. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFPE. Participou como tutora do Programa de residencia em Saúde da Família do Centro de Ciências da Saúde/UFPE de 2011 a 2018. Foi vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de 2010 a 2014 e coordenadora no período de 2014 a 2018. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Práticas Integrativas e complementares em saúde, atua principalmente nos seguintes temas: Sistematização da assistência de enfermagem, Teorias de Enfermagem Educação e comunicação em saúde, Construção e validação de tecnologias educacionais, Saúde Mental, Idoso, Adolescente e Promoção da saúde.

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA SAÚDE / DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENFERMAGEM) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente ambos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. Segundo Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Políticas Públicas em Saúde, Tecnologia em Saúde; Saúde da Criança e do Adolescente, hanseníase e violência.

Published

2021-01-22

How to Cite

Santos, T. A., Araújo, B. de F. P. de, Neto, W. B., Araújo, E. C. de, Vasconcelos, E. M. R. de, & Monteiro, E. M. L. M. (2021). LEADING ROLE OF ADOLESCENTS IN THE CREATION OF A STORYBOARD FOR A DIGITAL GAME ON LEPROSY. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71478

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