PRIVACIDADE E CONFIDENCIALIDADE EM CASOS DE CASAIS DISCORDANTES PARA SÍFILIS

Autores

  • Janina Pontes Pisani Universidade de São Paulo
  • Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli Universidade de São Paulo
  • Lislaine Aparecida Fracolli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.20845

Palavras-chave:

Bioética, Privacidade, Comunicação sigilosa, Sífilis.

Resumo

Estudo exploratório que buscou, junto a usuários da Liga de Combate à Sífilis e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo suas percepções acerca da privacidade e confidencialidade em situação hipotética com casal heterossexual, quando um dos parceiros tem sífilis, e compará-las às percepções encontradas em estudos realizados com profissionais da Estratégia Saúde da Família e "Potenciais usuários do Sistema Único de Saúde". A coleta de dados, realizada através de entrevista semiestruturada, perguntava como o profissional deveria agir numa situação em que um dos parceiros com sífilis não quer revelar o fato à esposa, porém pede que se realize o exame diagnóstico e o tratamento, sem o conhecimento de sua mulher. Foram entrevistados 32 usuários, e a análise dos dados mostrou que existe aceitação da participação do profissional no processo de revelação da verdade, e aproximações entre as percepções dos diversos grupos estudados. 

Biografia do Autor

Janina Pontes Pisani, Universidade de São Paulo

Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Pesquisa realizada com financiamento do CNPq. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. 

Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, Universidade de São Paulo

Prof. Dra. da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, departamento de Enfermagem em Saúde coletiva.

Lislaine Aparecida Fracolli, Universidade de São Paulo

Prof. Dra. da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, departamento de Enfermagem em Saúde coletiva.

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

Pisani, J. P., Zoboli, E. L. C. P., & Fracolli, L. A. (2011). PRIVACIDADE E CONFIDENCIALIDADE EM CASOS DE CASAIS DISCORDANTES PARA SÍFILIS. Cogitare Enfermagem, 16(2). https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.20845

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL