Competências para o cuidado em saúde da criança
processo de formação do enfermeiro especialista
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.98486ptPalavras-chave:
Enfermagem Pediátrica, Competência Profissional, Educação Baseada em Competências, Especialização, Capacitação ProfissionalResumo
Objetivo: Apreender como enfermeiros especialistas em neonatologia e pediatria alocados na região Sul do Brasil compreendem as competências para o cuidado e sua formação.
Método: Estudo qualitativo, conduzido em duas etapas: 1) pesquisa documental; 2) entrevista com egressos dos cursos de pós-graduação lato sensu na área da saúde da criança. Realizada entre setembro e dezembro de 2024, com 45 enfermeiros especialistas. A coleta de dados qualitativos deu-se mediante entrevista com questões abertas enviadas no Google Forms via link por e-mail, redes sociais, grupos de interesse e por indicação de egressos de colegas especialistas. Análise por estatística descritiva e de conteúdo.
Resultados: Entre 600 cursos no Brasil, 108 estão na região Sul, sendo 21 elegíveis, nove na modalidade remota, dois presenciais e 10 sem informações. Dos 45 respondentes, 37 cursaram especialização, oito residências. Emergiram duas categorias analíticas: Competências do enfermeiro especialista em saúde do neonato, criança e adolescente, e refletindo sobre os cursos de formação de especialistas em enfermagem neonatal e pediátrica.
Conclusão: Na percepção dos especialistas, a modalidade remota não é suficiente para formação centrada no cuidado baseado nas competências essenciais.
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