Avaliação dos níveis de autocompaixão em estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.98290pt

Palavras-chave:

Autocompaixão, Saúde Mental, Estudantes de Enfermagem, Autocuidado, Espiritualidade

Resumo

Objetivo: Avaliar e compreender os níveis de autocompaixão em graduandos de enfermagem.

Método: estudo quantitativo e exploratório realizado em uma instituição privada de São Paulo, SP, Brasil, com aplicação de uma escala validada para mensuração da autocompaixão. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas, e os testes t de Student, t de Welch e Mann-Whitney foram aplicados para comparação entre grupos.

Resultados: 60,7% dos participantes praticavam alguma religião, 73,3% não realizavam psicoterapia e 82,2% não faziam uso de medicamentos psicotrópicos. Participantes com prática religiosa apresentaram maiores escores na subescala de autobondade. Aqueles que realizavam psicoterapia apresentaram menor autocrítica e tendência à ruminação obsessiva.

Conclusão: A autocompaixão mostrou-se associada a fatores como religiosidade, psicoterapia e atividade física, indicando influência positiva no bem-estar emocional. Os achados reforçam a importância de estratégias de autocuidado na formação em enfermagem, promovendo saúde mental e reduzindo estigmas na busca por apoio.

Biografia do Autor

Stephanie Caroline de Sena, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil.

Enfermeira. Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil.

Katyucia Oliveira Crispim de Souza, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil.

Marcos Morais Santos Silva, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem. Docente na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

13-08-2025

Como Citar

de Sena, S. C., de Souza, K. O. C., & Silva, M. M. S. (2025). Avaliação dos níveis de autocompaixão em estudantes de enfermagem. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.98290pt

Edição

Seção

Artigo Original