Ultrassonografia na avaliação do posicionamento da sonda enteral em pacientes críticos

precisão em relação à radiografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.97779pt

Palavras-chave:

Ultrassonografia, Intubação Gastrointestinal, Radiografia Abdominal, Unidades de Terapia Intensiva, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a precisão de critérios para a confirmação do posicionamento da sonda enteral em posição gástrica nos pacientes críticos via ultrassonografia à beira-leito, em comparação com a radiografia de abdome.

Método: estudo observacional, transversal, descritivo, exploratório e quantitativo, realizado em um hospital universitário no Rio de Janeiro, Brasil, de março a julho de 2024. Dados analisados de forma descritiva e exploratória.

Resultados: dentre os critérios utilizados para verificação do posicionamento da sonda enteral em antro gástrico, o teste do sinal da névoa mostrou precisão de 91,30%, sendo o critério de maior concordância com a radiografia de abdome.

Conclusão: O teste do sinal da névoa, foi mais eficaz que o ultrassom isolado. O estudo possibilitou ampliação da avaliação clínica pelo enfermeiro, fortalecimento da autonomia e valorização da prática avançada, minimização dos riscos e do tempo de confirmação, além de otimizar o custo-benefício e a eficiência no cuidado.

Biografia do Autor

Thaísa Orona Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ayla Maria Farias de Mesquita, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Biociências. Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Vanessa Galdino de Paula, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Biociências. Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Camila Tenuto Messias da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde. Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Caroline de Deus Lisboa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luana Ferreira de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Educação em Ciências e Saúde. Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Lúcia Cascardo Marins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Biociências. Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Machado, T. O., de Mesquita, A. M. F., de Paula, V. G., da Fonseca, C. T. M., Lisboa, C. de D., de Almeida, L. F., & Marins, A. L. C. (2025). Ultrassonografia na avaliação do posicionamento da sonda enteral em pacientes críticos: precisão em relação à radiografia. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.97779pt

Edição

Seção

Artigo Original