Tecnologia educacional aplicada à educação ambiental

inovar para enfrentamento das mudanças climáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.97489pt

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Educação em Saúde Ambiental, Mudança Climática, Educação em Enfermagem, Inteligência Artificial Generativa

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do processo de construção de cartilha educativa sobre o tema educação em saúde ambiental com uso de inteligência artificial de um projeto de extensão universitária.

Método: relato de experiência de um programa de extensão universitária avançado na Universidade Federal do Pará, Brasil, realizado em 2024 em uma Organização Não Governamental, embasado na prática reflexiva de Donald Schön a partir dos registros dos relatórios.

Resultados: identificaram-se três ações reflexivas, como primeira ação, reflexão sobre a ação e inovação no percurso da ação, relacionadas, respectivamente, ao desenvolvimento da cartilha, à reflexão sobre a necessidade de criar um material educativo sobre educação em saúde ambiental e à aplicação da inteligência artificial generativa.

Conclusão: demonstrou-se o potencial de ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial generativa, para empoderar estudantes de enfermagem em temas sobre saúde ambiental.

Biografia do Autor

Nadile Juliane Costa de Castro, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Doutora em Ciências Socioambientais. Docente na Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Fernanda Teixeira Paes, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Raíssa Moura de Almeida, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Letícia Barbosa de Sousa, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Graduada em Enfermagem. Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Mahougnon Aïcha Takolodjou, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Micaeli dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Aysha Fernanda Costa Batista, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Publicado

09-06-2025

Como Citar

de Castro, N. J. C., Paes, F. T., de Almeida, R. M., de Sousa, L. B., Takolodjou, M. A., Silva, M. dos S., & Batista, A. F. C. (2025). Tecnologia educacional aplicada à educação ambiental: inovar para enfrentamento das mudanças climáticas. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.97489pt

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso