Tecnologia educacional aplicada à educação ambiental
inovar para enfrentamento das mudanças climáticas
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.97489ptPalavras-chave:
Tecnologia Educacional, Educação em Saúde Ambiental, Mudança Climática, Educação em Enfermagem, Inteligência Artificial GenerativaResumo
Objetivo: relatar a experiência do processo de construção de cartilha educativa sobre o tema educação em saúde ambiental com uso de inteligência artificial de um projeto de extensão universitária.
Método: relato de experiência de um programa de extensão universitária avançado na Universidade Federal do Pará, Brasil, realizado em 2024 em uma Organização Não Governamental, embasado na prática reflexiva de Donald Schön a partir dos registros dos relatórios.
Resultados: identificaram-se três ações reflexivas, como primeira ação, reflexão sobre a ação e inovação no percurso da ação, relacionadas, respectivamente, ao desenvolvimento da cartilha, à reflexão sobre a necessidade de criar um material educativo sobre educação em saúde ambiental e à aplicação da inteligência artificial generativa.
Conclusão: demonstrou-se o potencial de ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial generativa, para empoderar estudantes de enfermagem em temas sobre saúde ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nadile Juliane Costa de Castro, Fernanda Teixeira Paes, Raíssa Moura de Almeida, Letícia Barbosa de Sousa, Mahougnon Aïcha Takolodjou, Micaeli dos Santos Silva, Aysha Fernanda Costa Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.
A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do Autor:
Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .
É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
- Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
- Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
- Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.
Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Responsabilidade do Site:
A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”



















