Influência do estilo de liderança no empoderamento estrutural de enfermeiros

um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.97126

Palavras-chave:

Liderança, Enfermagem, Ambiente de Instituições de Saúde, Modelos Organizacionais, Gestão em Saúde

Resumo

Objetivo: avaliar os estilos de liderança em enfermagem, o empoderamento estrutural de enfermeiros na prática clínica e a associação entre os estilos de liderança e o empoderamento estrutural dos enfermeiros.

Método: estudo observacional e correlacional, realizado entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.  Trezentos e oito enfermeiros de organizações de saúde de Portugal responderam à Escala de Avaliação do Estilo Gerencial e ao Conditions of Workplace Effectiveness Questionnaire II. Análise de dados com estatística descritiva e inferencial.

Resultados: reportado nível moderado de empoderamento estrutural (16,66±3,88). O estilo de liderança mais pontuado foi o direcionado para as relações (32,31±9,24). Há correlações positivas entre os diferentes estilos de liderança e o nível de empoderamento estrutural. A liderança direcionada para as relações é a que apresenta a correlação mais forte (r=0,446; p=0,000).

Conclusão: os estilos de liderança em enfermagem são determinantes na construção de ambientes de prática que facilitam o acesso às estruturas de capacitação.

Biografia do Autor

Olga Alexandra Moura Ramos, Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, Porto, Portugal.

Mestre em Enfermagem Comunitária. Enfermeira especialista no Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Matosinhos, Porto, Portugal.

 

José Alberto Fernandes Traila Monteiro de Sá, Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa

Mestre em cuidados paliativos. Enfermeiro coordenador na Unidade de Cuidados Continuados do Hospital Escola Fernando Pessoa, Fundação Fernando Pessoa, Gondomar, Porto, Portugal.

 

Jacinta Maria Pisco Alves Gomes, Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, Porto, Portugal. 

Mestre em Enfermagem de Reabilitação. Professora adjunta na Escola Superior de Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. 

 

 

Ana Maria Nunes Português Galvão, Escola superior de Saúde, Bragança, Portugal.

Pós-doutorada em psicologia. Professora coordenadora na Escola superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal

Maria José Almendra Rodrigues Gomes, Escola Superior de Saúde, Bragança, Portugal.

Doutorada em sociologia. Professora adjunta na Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal

Publicado

07-04-2025

Como Citar

Ramos, O. A. M., de Sá, J. A. F. T. M., Gomes, J. M. P. A., Galvão, A. M. N. P., & Gomes, M. J. A. R. (2025). Influência do estilo de liderança no empoderamento estrutural de enfermeiros: um estudo transversal. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.97126

Edição

Seção

Artigo Original