Prevenção da violência contra pessoas idosas
tecnologia educativa tipo bingo
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.96829Palavras-chave:
Abuso de idosos, Educação em saúde, Aprendizagem Ativa, Gamificação, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: desenvolver jogo educativo tipo bingo, referente à prevenção da violência contra pessoas idosas, e analisar a aprendizagem a partir da aplicação.
Método: estudo qualitativo, realizado de dezembro de 2022 a agosto de 2024 na Rede de Atenção Primária de Marília/SP, Brasil, por estudantes de graduação em enfermagem e medicina, mestrandos e doutorandos, em que se formulou um jogo tipo bingo, constituído por 23 frases numeradas, contendo práticas de respeito e prevenção da violência, aplicado a dois grupos de pessoas idosas, somando 21 participantes. As discussões foram gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo.
Resultados: o jogo possibilitou reflexão a respeito da violência contra a pessoa idosa, direitos e propostas de prevenção, com a participação ativa dos envolvidos, gerando trocas de informação e novas aprendizagens.
Conclusão: o jogo possibilita identificar vivências de pessoas idosas e novas aprendizagens sobre o tema, mostrando-se como estratégia relevante para profissionais da enfermagem.
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Copyright (c) 2025 Juliana Ribeiro da Silva Vernasque, Carolina Silva Falarino, Vanessa Rocha Masfély Rocha, Samara de Lima Silva, Miriam Fernanda Sanches Alarcon, Maria José Sanches Marin

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