Procedimento de curativos em feridas contaminadas

uma análise de vídeos em plataforma online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.96621pt

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Uso da Internet, Filme e Vídeo Educativo, Ferimentos e Lesões, Bandagens

Resumo

Objetivo: Analisar vídeos do Youtube® que apresentam a execução do procedimento de curativo em ferida contaminada.

Método: Pesquisa exploratória descritiva qualitativa, realizada na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube®. A busca guiou-se por palavras-chaves, no período compreendido entre novembro e dezembro de 2023. Para a análise crítica dos vídeos utilizou-se instrumento elaborado conforme a literatura científica relacionada aos cuidados com feridas contaminadas.

Resultados: Foram identificados 24 vídeos e nenhum apresentou plena conformidade. Dentre os resultados encontrados, destaca-se: a falta de checagem do prontuário e identificação do paciente; a não realização da higiene das mãos; a manipulação incorreta do pacote de curativo estéril; o não seguimento dos princípios de limpeza; ausência de ferramentas para avaliação da ferida, a falta de identificação do curativo e a ausência do registro de enfermagem.

Conclusão: Os vídeos do Youtube® que tratam do procedimento de curativo em ferida contaminada devem ser consumidos com prudência, quando usados para fins educativos na enfermagem.

Biografia do Autor

Fernanda Leticia Frates Cauduro, Universidade de Brasília

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente na Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Rute Rodrigues Justino, Universidade de Brasília

Enfermeira. Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

 

Publicado

31-07-2025

Como Citar

Cauduro, F. L. F., & Justino, R. R. (2025). Procedimento de curativos em feridas contaminadas: uma análise de vídeos em plataforma online. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.96621pt

Edição

Seção

Artigo Original