Efeitos da reabilitação pulmonar em pacientes com síndrome pós-COVID-19 aguda

estudo quase-experimental

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Síndrome Pós-COVID-19 Aguda, Reabilitação, Fisioterapia, Estado Funcional

Resumo

Objetivo: verificar os efeitos de um programa de reabilitação pulmonar sobre a dispneia, capacidade funcional e grau de independência funcional em pacientes com Síndrome pós-COVID-19 aguda.

Método: estudo quase-experimental realizado no período de agosto de 2020 a outubro de 2022, em um hospital de Curitiba, Paraná, Brasil. Foram avaliados 49 participantes, antes e após a reabilitação, pelos instrumentos, escala de dispneia, teste de caminhada de seis minutos e Índice de Barthel. A comparação entre os momentos foi realizada com testes não paramétricos (Wilcoxon e Sinal).

Resultados: observaram-se melhoras significativas da dispneia, na capacidade funcional e independência, constatadas pelos instrumentos utilizados (p < 0,001).

Conclusão: o estudo evidenciou os benefícios da reabilitação pulmonar personalizada em pacientes com Síndrome pós-COVID-19, ressaltando a importância de integrar esses programas no cuidado contínuo para reduzir a sobrecarga dos sistemas de saúde. Mais pesquisas são necessárias para otimizar o manejo desta condição e garantir a assistência adequada aos pacientes.

Biografia do Autor

Alexandra Ignes Bruni Tulio, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Saúde Coletiva, Curitiba, PR, Brasil.

Andreane Daniele Barbosa de Lira, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Saúde Coletiva, Curitiba, PR, Brasil.

Heloísa Rodrigues Alves Bobato, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde, Curitiba, PR, Brasil.

Regina Helena Senff Gomes, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Distúrbios da Comunicação, Curitiba, PR, Brasil.

Arlete Ana Motter, Universidade Federal do Paraná

Docente da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Tulio, A. I. B., de Lira, A. D. B., Bobato, H. R. A., Gomes, R. H. S., & Motter, A. A. (2025). Efeitos da reabilitação pulmonar em pacientes com síndrome pós-COVID-19 aguda: estudo quase-experimental. Cogitare Enfermagem, 30. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/95867

Edição

Seção

Artigo Original