SUICIDAL IDEATION AND ASSOCIATED FACTORS AMONG HEALTH SCIENCES STUDENTS IN THE PANDEMIC TIMES
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95632Palavras-chave:
Students, Health Occupations, Mental Health, Suicidal Ideation, Depression, Social Support.Resumo
Objective: To verify the existence of an association between suicidal ideation, social support, and anxious-depressive symptoms among Health Sciences students.
Method: Quantitative, cross-sectional study. Data collection took place from November 2020 to July 2021 in Sergipe - Brazil, using the Sociodemographic Questionnaire, Suicidal Ideation Questionnaire, Satisfaction with Social Support Scale, and Anxiety, Depression, and Stress Scale. Simple and multiple linear regression coefficients and odds ratios were estimated.
Results: Of the 190 interviewees, 57 (30%) had low satisfaction with social support, 66 (34.8%) reported symptoms of severe or very severe depression, 32 (16.8%) had a potential risk of suicide, which can be increased by 18% in people with depression.
Conclusion: Stress, anxiety, and depression are risk factors for suicidal ideation in health students. Social support becomes an ally in emotional control, in the reduction of psychological suffering, and in the precipitation of mental disorders in students.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.
A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do Autor:
Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .
É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
- Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
- Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
- Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.
Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Responsabilidade do Site:
A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”