Simuladores de baixo custo para a avaliação de ferimentos e lesões de pele
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.94184Palavras-chave:
Materiais de ensino, Tecnologia de baixo custo, Treinamento por simulação, Educação em enfermagemResumo
Objetivo: descrever a produção de simuladores de baixo custo para o ensino de avaliação de ferimentos e lesões de pele.
Método: relato de experiência, guiado pelos preceitos da pesquisa de produção tecnológica, realizado em uma instituição pública de Ensino Superior do Distrito Federal - Brasil, entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023. Para o desenvolvimento do estudo, seguiu-se a etapa de elaboração do passo a passo replicável de modelos de simuladores de baixo custo para o treino de habilidades em avaliação de feridas e técnica de curativo.
Resultados: foram produzidos três modelos de simuladores de feridas, sendo eles representados por: lesões com tecido de granulação e lesões com tecido necrótico e infectado, ambas com bordas regulares e niveladas, lesões com esfacelo e necrose, bordas maceradas, regulares e desniveladas.
Conclusão: os produtos podem ser uma opção no desenvolvimento de habilidades, como a criatividade, capacidade adaptativa e o manuseio de materiais.
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