SERVIÇOS DE URGÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: VIVÊNCIA DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93349

Palavras-chave:

Enfermagem familiar, Transtorno do espectro autista, Infecções por coronavírus, Emergências, Criança.

Resumo

Objetivo: Compreender a vivência das famílias de crianças com transtorno do espectro autista, no contexto da pandemia de Covid-19, em serviços de urgência e emergência.

Métodos: Trata-se de um estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa, de caráter descritivo. A coleta de evidências ocorreu durante o ano de 2022, de forma online, com 13 famílias de crianças com autismo, por meio de entrevista semiestruturada em ambiente virtual.

Resultados: As evidências resultaram em duas categorias temáticas: “Pandemia” e “Vivência da urgência e emergência”. As famílias externaram que a pandemia repercutiu negativamente em suas vidas e a utilização dos serviços de urgência e emergência também foi experienciada de forma negativa, afetando a criança com o transtorno, bem como sua família, em diferentes níveis e aspectos.

Considerações finais: As famílias são capazes de promover ações que remetem diretamente ao aspecto do processo de resiliência que seus membros conseguiram estabelecer nesse período. 

Biografia do Autor

Aline Rigo Estevão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), CURITIBA - PARANÁ

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Enfermeira do município de São José dos Pinhais (PR). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR turma 2021/2023. 

Verônica de Azevedo Mazza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), CURITIBA - PARANÁ

Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Estudos Família, Saúde e Desenvolvimento - GEFASED.  Doutorado pela Escola de Enfermagem da USP, (2007). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984).

Victoria Beatriz Trevisan Nobrega Martins Ruthes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), CURITIBA - PARANÁ

Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná (2015). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Paraná (2018). Graduanda em Enfermagem pela UFPR (2021) Mestre em Enfermagem-PPGENF UFPR (2020), Doutoranda em Enfermagem PPGENF-UFPR (2020-2024)

Francelaine Lopes Roberto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), CURITIBA - PARANÁ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR- (PPGENF-UFPR). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR - (PPGENF-UFPR) (2019). Possui Especialização pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar- Terapia Ocupacional- Área de Concentração Oncologia e Hematologia do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (2015). Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2014). 

Ana Carolina Bueno Guisso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), CURITIBA - PARANÁ

Graduação em enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013) Licenciatura e Bacharelado. Especialista em Urgência e Emergência pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação (ESAP), Especialização em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia pela Fundação Passo 1 de Pesquisa (2019). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Mayra Eduarda Borges Moreno

Enfermeira, Especialista Cuidados Paliativos, Oncologia e Hematologia e Qualidade e Saúde Atuação em Gestão de Equipe, Atenção Domiciliar, Saúde Suplementar, Remuneração e Entrega por Performance (DRG). Mestranda em Processo de cuidar em aúde, pela UFPR.

Publicado

16-09-2024

Como Citar

Estevão, A. R., Mazza, V. de A., Ruthes, V. B. T. N. M., Roberto, F. L., Guisso, A. C. B., & Moreno, M. E. B. (2024). SERVIÇOS DE URGÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: VIVÊNCIA DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93349

Edição

Seção

Artigo Original