SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL NAS ESCOLAS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93185

Palavras-chave:

Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem, Criança, Adolescente.

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção de enfermeiros que atuam no Programa Saúde na Escola acerca da saúde mental infantojuvenil.

Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada entre dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, com enfermeiros atuantes em Estratégias Saúde da Família no município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul – Brasil. Coleta dos dados com entrevistas semiestruturadas e Análise Temática de Minayo.

Resultados: A concepção de saúde mental esteve atrelada tanto ao conceito tradicional quanto à clínica ampliada. Os fatores de risco à saúde mental das crianças e adolescentes destacados foram conflitos familiares, preconceito, exposição a violências, influência digital, uso de substâncias psicoativas e criminalidade.

Conclusão: Destaca-se a necessidade de fomento às estratégias de cuidado, especialmente por parte dos enfermeiros, capacitando-os para realizarem um olhar mais crítico e centrado nos fatores de risco e nas demandas em saúde mental, de acordo com as especificidades do público infantojuvenil.


Biografia do Autor

Bernardo Leivas Bianchi, Universidade Federal do Pampa

Enfermeiro assistencial no Hospital Santa Casa de Uruguaiana.

Débora Schlotefeldt Siniak, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Enfermagem, docente na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Kelly Dayane Stochero Velozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Michele Bulhosa de Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Enfermagem, docente na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Luana Ribeiro Borges, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Enfermagem, docente na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Bianchi, B. L., Siniak, D. S., Velozo, K. D. S., Souza, M. B. de, & Borges, L. R. (2024). SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL NAS ESCOLAS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93185

Edição

Seção

Artigo Original