REPASSES POR INTERNAÇÃO HOSPITALAR DE SÍFILIS CONGÊNITA EM MENORES DE UM ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93145

Palavras-chave:

Sífilis Congênita, Custos hospitalares, Financiamento Governamental, Hospitalização, Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: Analisar os repasses financeiros de autorizações por internação hospitalar por Sífilis Congênita em menores de um ano no Rio Grande do Sul- Brasil, no período de 2012 a 2022.  

Método: Estudo transversal com informações das Autorizações de Internação Hospitalar oriundos do Sistema de Informações Hospitalares na Plataforma TabNet (DATASUS). Dados analisados com estatística descritiva e de frequência.

Resultados: Houve acréscimo na proporção de internações hospitalares por sífilis congênita no universo das doenças infecciosas e parasitárias em menores de um ano, perfazendo um incremento de 201,7%. Em função disso, houve aumento no montante de repasse financeiro. No entanto, os valores nominais mostraram-se defasados quando corrigidos pela inflação. Verificou-se a manutenção de 10 dias de internação.

Conclusão: Os resultados sugerem a premência de atualização dos repasses de recursos financeiros repassados pelo SUS às internações hospitalares, assim como a constituição de ações custo-efetivas voltadas à redução das internações por Sífilis Congênita.

Biografia do Autor

Leila Maria Cereta de Carvalho, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enfermeira pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vilma Constancia Fioravante dos Santos, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria da Graça Pimenta Machado, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Enfermeira do Grupo Hospitalar Conceição.

Adriana Roese Ramos, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Carvalho, L. M. C. de, Santos, V. C. F. dos, Machado, M. da G. P., & Ramos, A. R. (2024). REPASSES POR INTERNAÇÃO HOSPITALAR DE SÍFILIS CONGÊNITA EM MENORES DE UM ANO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93145

Edição

Seção

Artigo Original