O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL: PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS À LUZ DA TEORIA DE PEPLAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92803

Palavras-chave:

Teoria de Enfermagem, Saúde Materna, Gravidez, Período Pós-Parto, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a percepção das puérperas sobre o papel do enfermeiro no ciclo gravídico-puerperal à luz da Teoria de Peplau.

Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico-metodológico a Teoria de Peplau. Os dados foram coletados em um Centro de Parto Normal, no Ceará - Brasil, de março a maio de 2021. Realizou-se entrevista semiestruturada com 30 puérperas. A análise ocorreu de acordo com as fases da teoria: orientação, identificação, exploração e resolução.

Resultados: as informações fornecidas pelo enfermeiro não foram compreendidas de forma satisfatória e houve a restrição da autonomia da mulher durante o trabalho de parto. Recursos como plano de parto e grupo de gestantes não foram explorados efetivamente. Foi predominante o contentamento das puérperas quanto à resolução do cuidado.

Conclusão: evidenciou-se a importância da aplicabilidade da Teoria de Peplau na assistência do enfermeiro no ciclo-gravídico puerperal para promover a autonomia das mulheres no processo terapêutico.

Biografia do Autor

Kelly Suianne de Oliveira Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará.

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Tamires Barbosa Bezerra, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará.

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Antonio Germane Alves Pinto, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará.

Enfermeiro. Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Glauberto da Silva Quirino, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará.

Enfermeiro. Doutor em Educação em Ciências. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Luis Rafael Leite Sampaio, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará.

Enfermeiro. Doutor em Farmacologia. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará.

Enfermeira. Doutora em Saúde Materno Infantil. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Publicado

18-07-2024

Como Citar

Lima, K. S. de O., Bezerra, T. B., Pinto, A. G. A., Quirino, G. da S., Sampaio, L. R. L., & Cruz, R. de S. B. L. C. (2024). O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL: PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS À LUZ DA TEORIA DE PEPLAU. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92803

Edição

Seção

Artigo Original