Open Journal Systems

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS E ÓBITOS DA HANSENÍASE EM MATO GROSSO: 2011-2020

Carla Andressa Cristofolini, Pietra Nascimento Cruz, Vilmeyze Larissa de Arruda, Jaqueline Costa Lima, Omar Ariel Espinosa Dominguez, Pãmela Rodrigues de Souza Silva

Resumo


Objetivo: caracterizar o perfil epidemiológico dos casos e óbitos da hanseníase em Mato Grosso - Brasil, no período de 2011 a 2020.

Método: estudo observacional, de base populacional, de todos os casos e óbitos notificados por hanseníase no período de 2011 a 2020. A posteriori, foi realizado os paramentos dos indivíduos notificados, estimando-se a tendência por meio da regressão de Prais-Winsten.

Resultados: nos anos de estudo foram registrados 37.623 casos novos, taxa média de 114,7/100 mil habitantes com maiores taxas de incidência nos casos multibacilares e no sexo masculino, assim como na proporção de óbitos (58%; 88,2%) respectivamente. Quanto à tendência, foi crescente ao longo dos anos e no sexo feminino.

Conclusão: os resultados sugerem que há um perfil de casos mais incidentes, possíveis áreas com disseminação da doença e atraso do diagnóstico, ressaltando a necessidade da utilização dos indicadores como forma de monitorar a endemia, fortalecendo a atenção e vigilância integral à hanseníase.


Palavras-chave


Hanseníase; Epidemiologia; Mortalidade; Doença Negligenciada; Doença Transmissível.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92694