Open Journal Systems

RISCO DE SUICÍDIO NA ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM AS ATITUDES DE ASSISTÊNCIA SEGURA

Vanessa Cristina Bertussi, Lúcia Aparecida Ferreira, Lorrayne Sousa Pereira, Lucas Carvalho Santana, Marcelle Aparecida de Barros Junqueira

Resumo


Objetivo: analisar a associação das variáveis dos fatores de risco para o suicídio com as atitudes relacionadas à segurança do paciente de profissionais de Enfermagem da Atenção Primária em Saúde, e atitudes relacionadas à segurança do paciente de profissionais de Enfermagem.

Método: estudo transversal de abordagem quantitativa, junto a 251 profissionais de Enfermagem atuantes em Uberlândia-Brasil, realizado entre julho e setembro de 2020, com os instrumentos: Mini International Neuropsychiatric Interview Plus e Safety Attitudes Questionnaire-Short Form. Análise com métodos estatísticos inferenciais e de regressão múltipla.

Resultados: atitudes negativas aumentada em 2% junto aos participantes com condições ou histórico de saúde para suicídio; cerca de 3% em portadores de alguma dor ou doença crônica entre aqueles que apresentaram risco para pensar em uma maneira de suicidar; cerca de 7% para participantes com comportamentos suicidas.

Conclusão: saúde mental, histórico familiar e condições de trabalho estão interligados com atitudes laborais.


 

Palavras-chave


Enfermagem; Saúde Mental; Segurança do Paciente; Suicídio; Saúde Ocupacional.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92477