AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EM FAMÍLIAS DE PESSOAS COM COMPORTAMENTO SUICIDA: APLICAÇÃO DO MODELO CALGARY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92361

Palavras-chave:

Suicídio, Comportamento Autodestrutivo, Núcleo Familiar, Enfermeiras de Saúde da Família, Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: descrever os eventos que marcaram o desenvolvimento da família de pessoas com comportamento suicida.

Metodologia: estudo baseado no Modelo Calgary de Avaliação Familiar. Participaram nove famílias de usuários do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, em Salvador - Bahia, Brasil. Coleta de dados online, entre novembro de 2021 e maio de 2022. As perguntas foram estruturadas previamente em um formulário baseado no MCAF. Após transcrição das entrevistas, essas passaram pelos processos de transcriação e textualização.

Resultados: entre as categorias que emergiram, destacam-se: Vivência de violência intrafamiliar como fator precipitador de comportamento suicida no ciclo vital das famílias; Abdicação de si em detrimento do cuidado a pessoa com comportamento suicida; e Vínculo com animais como fator protetivo para o comportamento suicida no desenvolvimento da família de pessoas com comportamento suicida.

Conclusão: elucidando tais eventos, é possível vincular-se e intervir nos conflitos, bem como utilizá-los como fatores de proteção para as tentativas de suicídio.

Biografia do Autor

Isabela Carolyne Sena de Andrade, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem e Saúde. Professora de enfermagem na rede UniFTC de Salvador e no Centro Universitário Jorge Amado, Salvador, Bahia, Brasil.

Nadirlene Pereira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia com estágio na Universidade de Aveiro, Portugal. Docente associada III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da EEUFBA, Salvador, Bahia, Brasil.

Cintia Mesquita Correia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Doutora em Enfermagem e Saúde. Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Salvador, Bahia, Brasil.

Cátia Maria Costa Romano, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciências da Saúde. Docentes Associada, nível IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. 

Publicado

25-09-2024

Como Citar

Andrade, I. C. S. de, Gomes, N. P., Correia, C. M., & Romano, C. M. C. (2024). AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EM FAMÍLIAS DE PESSOAS COM COMPORTAMENTO SUICIDA: APLICAÇÃO DO MODELO CALGARY. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92361

Edição

Seção

Artigo Original