INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92280

Palavras-chave:

Prática Profissional, Educação em Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Ensino Superior, Educação Profissionalizante.

Resumo

Objetivo: compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.

Método: pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.

Resultados: emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino.

Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área.

Biografia do Autor

Adelmo Fernandes do Espírito Santo Neto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR.

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutora em Enfermagem pela USP. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR.

Daiana Kloh Khalaf, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutora em Enfermagem pela UFSC. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR.

Vanessa Piccinin Paz Santana, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR.

Publicado

02-04-2024

Como Citar

Espírito Santo Neto, A. F. do, Mantovani, M. de F., Khalaf, D. K., & Santana, V. P. P. (2024). INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92280

Edição

Seção

Artigo Original