Open Journal Systems

PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS COM DIABETES SOBRE O AUTOCUIDADO COM OS PÉS: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Raquel Coelho de Andrade, Hércules Lázaro Morais Campos, Thais Favero Alves, Johrdy Amilton da Costa Braga, Ellem Nara Tananta Dantas, Elisa Brosina de Leon

Resumo


Objetivo: avaliou-se a percepção de usuários com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) para autocuidado com os pés mediante a utilização de vídeos educativos. 

Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com usuários com DM2 atendidos na Atenção Primária à Saúde no estado do Amazonas, Brasil. Os participantes assistiram a dois vídeos sobre o autocuidado com os pés e responderam a seis perguntas sobre suas percepções. A análise dos dados foi produzida com o apoio do software ATLAS.ti 9®.

Resultados: foram originadas três categorias: 1) 'conhecimento prévio' com as subcategorias 'fragilidade nas orientações profissionais' e 'os vídeos como ferramentas para lembrar'; categoria 2) 'assimilação da linguagem e formato audiovisual'; e categoria 3) 'possibilidades de impacto no autocuidado'.

Conclusão: Observou-se a falta de informações necessárias sobre os cuidados com o pé diabético em comunidades remotas. Dispor de tecnologias audiovisuais para educação em saúde é essencial para informar e promover o autocuidado.


Palavras-chave


Autocuidado; Pé diabético; Diabetes Mellitus Tipo 2; Recurso Audiovisual; Atenção Primária à Saúde.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92149