PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS COM DIABETES SOBRE O AUTOCUIDADO COM OS PÉS: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Autores

  • Raquel Coelho de Andrade Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7460-2408
  • Hércules Lázaro Morais Campos Instituto de Saúde de Biotecnologia, ISB, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6919-8161
  • Thais Favero Alves Postdoctoral Research Associate. University of Nebraska Medical Center, College of Public Health, Department of Health Promotion. Omaha, Nebraska, United States https://orcid.org/0000-0001-6822-8819
  • Johrdy Amilton da Costa Braga Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2020-250X
  • Ellem Nara Tananta Dantas Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6822-8819
  • Elisa Brosina de Leon Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2559-6897

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92149

Palavras-chave:

Autocuidado, Pé diabético, Diabetes Mellitus Tipo 2, Recurso Audiovisual, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliou-se a percepção de usuários com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) para autocuidado com os pés mediante a utilização de vídeos educativos. 

Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com usuários com DM2 atendidos na Atenção Primária à Saúde no estado do Amazonas, Brasil. Os participantes assistiram a dois vídeos sobre o autocuidado com os pés e responderam a seis perguntas sobre suas percepções. A análise dos dados foi produzida com o apoio do software ATLAS.ti 9®.

Resultados: foram originadas três categorias: 1) 'conhecimento prévio' com as subcategorias 'fragilidade nas orientações profissionais' e 'os vídeos como ferramentas para lembrar'; categoria 2) 'assimilação da linguagem e formato audiovisual'; e categoria 3) 'possibilidades de impacto no autocuidado'.

Conclusão: Observou-se a falta de informações necessárias sobre os cuidados com o pé diabético em comunidades remotas. Dispor de tecnologias audiovisuais para educação em saúde é essencial para informar e promover o autocuidado.

Biografia do Autor

Raquel Coelho de Andrade, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Graduanda em Fisioterapia e estudante do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Manaus, Amazonas, Brasil.

Hércules Lázaro Morais Campos, Instituto de Saúde de Biotecnologia, ISB, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil.

Mestre em Fisioterapia. Docente no Instituto de Saúde de Biotecnologia, ISB, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil

Thais Favero Alves, Postdoctoral Research Associate. University of Nebraska Medical Center, College of Public Health, Department of Health Promotion. Omaha, Nebraska, United States

Postdoctoral Research Associate. University
of Nebraska Medical Center, College of Public
Health, Department of Health Promotion.
Omaha, Nebraska, United States.

Johrdy Amilton da Costa Braga, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

Ellem Nara Tananta Dantas, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

Elisa Brosina de Leon, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutora em Biotecnologia. Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Publicado

15-05-2024

Como Citar

Andrade, R. C. de, Campos, H. L. M., Alves, T. F., Braga, J. A. da C., Dantas, E. N. T., & Leon, E. B. de. (2024). PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS COM DIABETES SOBRE O AUTOCUIDADO COM OS PÉS: UMA ANÁLISE QUALITATIVA. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92149

Edição

Seção

Artigo Original