TENTATIVA DE SUICÍDIO EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE EM UNIDADE PRISIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92132

Palavras-chave:

Enfermagem, Prisões, Mulheres, Suicídio, Tentativa de Suicídio.

Resumo

Objetivo: descrever as ocorrências e os fatores associados à tentativa de suicídio em mulheres privadas de liberdade em uma unidade prisional.

Método: estudo transversal, em unidade prisional do Paraná - Brasil, com 30 mulheres, com dados coletados em 2022, através dos instrumentos Columbia-Suicide Severity Rating Scale e outro elaborado pelas autoras e analisados descritivamente e inferencialmente.

Resultados: durante a vida, 16 (53,3%) mulheres apresentaram comportamentos suicidas; 14 (46,7%) fizeram tentativas efetivas de suicídio; 14 (46,7%) tiveram danos físicos; e 10 (33,3%) atos preparatórios. A tentativa efetiva de suicídio teve associação com pensamentos suicidas antes da prisão (p <0,01) e pensamentos durante a prisão (p< 0,02).

Conclusão: histórico anterior de ideação influenciaram na tentativa de suicídio. Assim, importa avaliar comportamentos suicidas na admissão e permanência de mulheres privadas de liberdade. Este estudo contribui para diminuir a lacuna na produção científica brasileira dessa temática com essa população.

Biografia do Autor

Mariana Farias, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Mariluci Alves Maftum, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Manuela Kaled, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Aline Cristina Zerwes Ferreira, Prefeitura Municipal de Araucária, Secretaria de Saúde. Araucária, Paraná

Enfermeira. Doutora em enfermagem, enfermeira da Secretária de Saúde de Araucária, Paraná, Brasil.

Rafael Haeffner, Instituto Federal do Paraná, Departamento de Enfermagem. Toledo, Paraná

Enfermeiro. Doutor em enfermagem, Docente do Instituto Federal do Paraná, Departamento de Enfermagem. Toledo, Paraná, Brasil.

Fernanda Carolina Capistrano, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, Secretaria Municipal de Saúde. São José dos Pinhais, PR, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Coordenadora da Escola de Saúde de São José dos Pinhais. São José dos Pinhais, Paraná, Brasil.

Lillian Andressa Zanchetinn, Departamento Penitenciário do Paraná, Complexo Médico Penal. Pinhais, Paraná

Enfermeira. Coordenadora da Epidemiologia do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná. Pinhais, Paraná, Brasil.

Publicado

16-02-2024

Como Citar

Farias, M., Maftum, M. A., Kaled, M., Ferreira, A. C. Z., Haeffner, R., Capistrano, F. C., & Zanchetinn, L. A. (2024). TENTATIVA DE SUICÍDIO EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE EM UNIDADE PRISIONAL. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92132

Edição

Seção

Artigo Original