EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E GESTÃO DO CONHECIMENTO: INICIATIVAS NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE
Resumo
Objetivo: dispor as ações de Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento realizadas na Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais e refletir sobre os paralelos possíveis.
Método: trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, com 10 trabalhadoras da saúde. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a maio de 2021, com o uso de um instrumento remoto, elaborado via Google Forms, analisado conforme a técnica de Análise de Conteúdo Temática de Bardin.
Resultados: perpassam processos formais e informais de formação e compartilhamento dos conhecimentos, construção e transformação de processos de trabalho, como também, fragmentação, setorização e competitividade a partir das informações.
Conclusão: os resultados têm potencial para estimular a discussão sobre os diversos movimentos dos conhecimentos nas regiões de saúde, atentos para a construção e implementação de planos estaduais e regionais de Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento alinhados conceitualmente e comprometidos com o território.Texto completo:
PDF (PORTUGUÊS)DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.92028