EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E GESTÃO DO CONHECIMENTO: INICIATIVAS NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.92028

Resumo

Objetivo: dispor as ações de Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento realizadas na Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais e refletir sobre os paralelos possíveis.

Método: trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, com 10 trabalhadoras da saúde. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a maio de 2021, com o uso de um instrumento remoto, elaborado via Google Forms, analisado conforme a técnica de Análise de Conteúdo Temática de Bardin.

Resultados: perpassam processos formais e informais de formação e compartilhamento dos conhecimentos, construção e transformação de processos de trabalho, como também, fragmentação, setorização e competitividade a partir das informações.

Conclusão: os resultados têm potencial para estimular a discussão sobre os diversos movimentos dos conhecimentos nas regiões de saúde, atentos para a construção e implementação de planos estaduais e regionais de Educação Permanente em Saúde e Gestão do Conhecimento alinhados conceitualmente e comprometidos com o território.

Biografia do Autor

Daniele Knopp Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais

Doutoranda em Saúde Coletiva, no departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Denise Barbosa de Castro Friedrich, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais

Professora e pesquisadora na faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Ribeiro, D. K., & Friedrich, D. B. de C. (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E GESTÃO DO CONHECIMENTO: INICIATIVAS NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.92028

Edição

Seção

Artigo Original