Open Journal Systems

ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NAS DIMENSÕES ÉTICO-POLÍTICAS NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO NORDESTE DO BRASIL

Luis Fernando Reis Macedo, Maria Neyze Martins Fernandes, Thais Rodrigues de Albuquerque, Antonio Germane Alves Pinto, Ticiana Maria Gomes Guedes de Matos, Jackeline Kérollen Duarte de Sales, Kenya Waléria de Siqueira Coelho Lisboa

Resumo


Objetivo: analisar a abordagem dos conteúdos relacionados ao empreendedorismo nas dimensões ético-políticas em documentos curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem.

Método: pesquisa documental, com abordagem mista e natureza descritiva, de junho de 2021 a agosto de 2022, com verificação no site do Ministério da Educação, das instituições que ofertam cursos em Enfermagem na região Nordeste do Brasil. Avaliação de conteúdo e quantitativa pelo teste-T.

Resultados: a maioria das IES oferecia cursos presenciais (94,1%) e pertencia a instituições privadas (64,7%). As disciplinas abordavam principalmente temas teóricos (94,1%), destacando a importância do empreendedorismo na formação de enfermeiros. A análise lexicográfica e de similitude destacou a forte ligação entre as palavras "Empreendedor" e "Saúde", evidenciando a relevância desses conceitos na formação dos enfermeiros.

Conclusão: os documentos curriculares destacam a importância de formar enfermeiros em seu papel profissional e empreendedor com competência, levando em consideração os princípios da Bioética, Moral, Ciência e Filosofia.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Programas de Graduação em Enfermagem; Ética em Enfermagem; Política de Saúde.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.91963