Open Journal Systems

MARCADORES DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA SOB A PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS

Renata Clemente dos Santos-Rodrigues, Emanuella de Castro Marcolino, Ana Márcia Nóbrega Dantas, Lindemberg Arruda Barbosa, Ronei Marcos de Morais, Rafaella Queiroga Souto

Resumo


Objetivo: identificar os marcadores de violência contra pessoa idosa na perspectiva de enfermeiros.

Método: estudo qualitativo conduzido no estado da Paraíba – Brasil, com a participação de nove enfermeiros, em dois grupos focais, durante junho e setembro de 2021. O material empírico foi transcrito na íntegra, transformado em corpus textual com análise de similitude.

Resultados: no núcleo central da árvore máxima foi possível observar termos comuns a mais de uma tipificação de violência: “ciclo de violência”, “confiança”, “dominar”, “sofrimento psíquico”. Na violência física, “fraturas”, “quebrar” e “jogar”; na psicológica, “ameaçar”, “medo”, “vergonha”, “lesão”, “corrimento vaginal” e “vaginal”; na financeira, “saque”, “dependência” e “pegar”; na negligência, “falta”, “insumo” e “higiene”; no abandono, “depressão”, “solidão” e “tristeza”.

Conclusão: esta pesquisa valoriza a Enfermagem como ciência e profissão, especialmente na área forense, ao investigar a violência contra a pessoa idosa. A percepção do enfermeiro torna o processo de enfermagem mais confiável e útil na identificação, notificação e resolução das ocorrências.


Palavras-chave


Idoso; Violência; Abuso de Idosos; Enfermagem Forense; Cuidados de Enfermagem.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)