O FENÔMENO CRISE NO CUIDADO ÀS PESSOAS EM USO DE DROGAS: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91820

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Mental, Intervenção na Crise, Usuário de Drogas, Equipe de Assistência ao Paciente, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Objetivo: compreender o significado do fenômeno crise, as motivações e as expectativas dos trabalhadores no atendimento à pessoa em crise em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad).

Método: pesquisa qualitativa, sob o referencial da fenomenologia social de Alfred Schutz, realizado com 14 trabalhadores no período de janeiro e fevereiro de 2022 no município de Porto Alegre, RS-BR. As entrevistas foram submetidas à análise fenomenológica.

Resultados: a crise é relatada como um momento de sofrimento, com um potencial de transformação, que abrange aspectos subjetivos, sociais e familiares. O cuidado eficaz da pessoa em crise envolve o manejo verbal, o vínculo e o trabalho em equipe. As expectativas após o atendimento de uma pessoa em crise visam o bem-estar, a redução do sofrimento e a proteção do usuário.

Conclusão: mostra-se essencial a ruptura do modelo biologicista na abordagem ao usuário com superação de estigmas e fortalecimento do cuidado integral.

Biografia do Autor

Savannah Leitzke Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

30-04-2024

Como Citar

Carvalho, S. L., Tisott, Z. L., Willrich, J. Q., Pinho, L. B. de, Tomielo, C. A., Ketzer, N., & Nasi, C. (2024). O FENÔMENO CRISE NO CUIDADO ÀS PESSOAS EM USO DE DROGAS: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91820

Edição

Seção

Artigo Original