Open Journal Systems

APOIO SOCIAL ENTRE PUÉRPERAS DE RISCO: ASSOCIAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS

Fernanda Fernandes de Carvalho, Ane Gabriele Poli Petersen, Caroline Sissy Tronco, Denise Casagrande, Francini de Oliveira Rodrigues, Rosane Harter Griep, Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz

Resumo


Objetivo: Avaliar a associação entre o apoio social percebido e as características sociodemográficas e clínicas.

Método: Estudo transversal, realizado em uma maternidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, no período de novembro de 2021 a abril de 2022. Aplicou-se questionário de caracterização sociodemográfica, clínica e escala de apoio social. Análise descritiva e inferencial.

Resultado: Puérperas de ensino superior apresentaram médias mais altas de apoio emocional (p=0,015); as de cor branca, médias mais altas de apoio material (p=0,009); e aquelas de união estável, médias mais altas de apoio afetivo (p=0,0016), emocional (p=0,035), informação (p=0,019) e interação positiva (p=0,032). Houve diferenças significativas para as variáveis em que a gravidez foi planejada, em que as puérperas recebiam maior apoio material (p=0,015), e as que tinham hipertensão arterial sistêmica, que recebiam maior apoio e interação positiva (p=0,014).

Conclusões: As puérperas apresentaram escores elevados de apoio social. No entanto, escores mais elevados foram observados entre aquelas de níveis socioeconômico mais altos, em união, que tinham gravidez planejada e hipertensão na gravidez.


Palavras-chave


Apoio social; Saúde da mulher; Período pós-parto; Complicações na gravidez; Integralidade em saúde.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.91561