APOIO SOCIAL ENTRE PUÉRPERAS DE RISCO: ASSOCIAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91561

Palavras-chave:

Apoio social, Saúde da mulher, Período pós-parto, Complicações na gravidez, Integralidade em saúde.

Resumo

Objetivo: Avaliar a associação entre o apoio social percebido e as características sociodemográficas e clínicas.

Método: Estudo transversal, realizado em uma maternidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, no período de novembro de 2021 a abril de 2022. Aplicou-se questionário de caracterização sociodemográfica, clínica e escala de apoio social. Análise descritiva e inferencial.

Resultado: Puérperas de ensino superior apresentaram médias mais altas de apoio emocional (p=0,015); as de cor branca, médias mais altas de apoio material (p=0,009); e aquelas de união estável, médias mais altas de apoio afetivo (p=0,0016), emocional (p=0,035), informação (p=0,019) e interação positiva (p=0,032). Houve diferenças significativas para as variáveis em que a gravidez foi planejada, em que as puérperas recebiam maior apoio material (p=0,015), e as que tinham hipertensão arterial sistêmica, que recebiam maior apoio e interação positiva (p=0,014).

Conclusões: As puérperas apresentaram escores elevados de apoio social. No entanto, escores mais elevados foram observados entre aquelas de níveis socioeconômico mais altos, em união, que tinham gravidez planejada e hipertensão na gravidez.

Biografia do Autor

Fernanda Fernandes de Carvalho, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Enfermeira. Egressa da Unijuí.

Ane Gabriele Poli Petersen, Enfermeira. Mestre em Atenção Integral à Saúde. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Enfermeira. Mestre em Atenção Integral à Saúde.

Caroline Sissy Tronco, Instituto Federal Farroupilha (IFF) campus Panambi.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Denise Casagrande, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Enfermeira. Mestre em Atenção Integral à Saúde.

Francini de Oliveira Rodrigues, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Enfermeira. Mestre em Atenção Integral à Saúde.

Rosane Harter Griep, Laboratory of Health and Environment Education, Instituto Oswaldo Cruz

Enfermeira, possui mestrado (1996) e doutorado (2003) em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz e estágio pós-doutoral no Centre for Health Equity Studies, Stockholm University/Karolinska, Suécia. É pesquisadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) do Instituto Oswaldo Cruz e professora do programa de pós-graduação Epidemiologia em Saúde Pública da Fiocruz. É Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e pesquisadora do CNPq. Editora Associada dos Cadernos de Saúde Pública. Desenvolve colaborações internacionais com o Department of Public Health Sciences, Stockholm University e School of Health and Social Welfare, Suécia e Sapienza University of Rome, Itália. É coordenadora do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) CI-RJ. Membro do Working Time Society. Na área de saúde coletiva e epidemiologia desenvolve os seguintes temas: saúde e trabalho, determinação psicossocial de eventos relacionados às doenças crônicas, capital social, estresse psicossocial do trabalho, conflito trabalho-família, queixas de sono e impactos na saúde, avaliação psicométrica de índices e escalas. (Bolsista PQ-1C do CNPq)

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

ENFERMEIRA. Docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde.

Bolsista Produtividade do CNPQ.

Publicado

03-05-2024

Como Citar

Carvalho, F. F. de, Petersen, A. G. P., Tronco, C. S., Casagrande, D., Rodrigues, F. de O., Griep, R. H., & Kolankiewicz, A. C. B. (2024). APOIO SOCIAL ENTRE PUÉRPERAS DE RISCO: ASSOCIAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91561

Edição

Seção

Artigo Original