Open Journal Systems

INTERFERÊNCIAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA ÀS PUÉRPERAS EM REGIÃO DE FRONTEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Rosenilda Duartes Fernandes Novakowiski, Ana Paula Contiero, Marli Terezinha Stein Backes, Adriana Zilly, Maria Aparecida Baggio

Resumo


Objetivo: identificar fatores que interferiram na atenção puerperal em uma região de fronteira na vigência da pandemia da COVID-19.

Método: pesquisa qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Desenvolvida na atenção primária, em região de tríplice fronteira, Brasil, Argentina e Paraguai, com 30 participantes entre puérperas, profissionais de saúde e gestores. Coleta e análise de dados entre agosto de 2021 e maio de 2022, seguindo as etapas de codificação aberta, axial e seletiva, conforme a perspectiva straussiana.

Resultados: identificaram-se quatro subcategorias: “acessando as unidades de saúde”, “entendendo a visita domiciliar e a busca ativa”, “tendo insuficiência de compartilhamento de informações na rede de atenção” e “evidenciando um sistema de saúde sobrecarregado”.

Conclusão: constatou-se que a maioria dos fatores que interferiu no atendimento das puérperas já existia, sendo agravados pela pandemia. Recomenda-se instituição de medidas que garantam compartilhamento de informações e contrarreferência em tempo oportuno.


Palavras-chave


Áreas de Fronteira; Atenção primária à saúde; COVID-19; Período Pós-parto; Teoria Fundamentada.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.91356