Open Journal Systems

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER IDOSA

Ademara Aparecida de Oliveira, Carlos Alberto Lazarini, Maria José Sanches Marin, Miriam Fernanda Sanches Alarcon, Magali Aparecida Alves de Moraes, Elza de Fátima Ribeiro Higa

Resumo


Objetivo: Analisar a compreensão de mulheres idosas sobre a violência nesta faixa etária.

Método: Pesquisa qualitativa realizada entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 com 40 mulheres acima de 60 anos, atendidas na Rede de Atenção Primária a Saúde, em um município de médio porte do interior do estado de São Paulo - Brasil. Os dados obtidos foram analisados à luz da Hermenêutica-Dialética.

Resultados: Foram evidenciadas cinco categorias analíticas 1. Entendimento de violência contra a mulher idosa; 2. Fatores que desencadeiam a violência contra a mulher idosa; 3. Sugestões de ações para evitar a violência contra a mulher idosa; 4. Recursos que a mulher idosa vítima de violência pode acessar; 5. Inconformismo com a violência contra a mulher idosa.

Considerações Finais: À luz da Hermenêutica-Dialética evidenciou-se uma série de violências percebidas contra a mulher idosa na sociedade, com destaque para a física, desrespeito e abuso financeiro. 


Palavras-chave


Mulheres; Abuso de idosos; Violência contra a mulher; Atenção Primária à Saúde; Estratégias de Saúde Nacionais.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)