Open Journal Systems

FATORES RELACIONADOS À SOBRECARGA E AO AUTOCUIDADO PARA HIPERTENSÃO EM CUIDADORES FAMILIARES

Talita Morais Ferreira Lima, Andréa Fachini da Costa, Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes, Cássia Regina Vancini Campanharo, Ruth Ester Assayag Batista, Hugo Fernandes, Meiry Fernanda Pinto Okuno

Resumo


Objetivo: identificar os fatores relacionados à sobrecarga e ao autocuidado para hipertensão em cuidadores familiares.

Método: pesquisa online e transversal, com 68 cuidadores familiares de pessoas idosas, realizada entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, no Brasil. Foram aplicados questionários sobre atividade de cuidador, Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal e Escala Autocuidado de Hipertensão. Foram realizadas análises descritivas e analíticas.

Resultados: cuidadores que residiam com idoso (p=0,0006) e sem dia de descanso (p=0,0097) apresentaram maior sobrecarga. Quanto maior o tempo como cuidador (p=0,0411), menor o escore do domínio medidas de manejo do autocuidado durante a descompensação pressórica. Cuidadores que recebiam auxílio de outra pessoa (p=0,0379) apresentaram maior escore no domínio grau de confiança do paciente para o autocuidado relacionado à hipertensão.

Conclusão:  este estudo contribui para maior compreensão das variáveis referentes à atividade de cuidador relacionada à sobrecarga e ao autocuidado para hipertensão de cuidadores de pessoas idosas.


Palavras-chave


Cuidadores; Hipertensão; Idoso; Enfermagem Geriátrica; Esgotamento Profissional.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.90260