Open Journal Systems

MODELO ASSISTENCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ACESSO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Carla da Ros, Aida Maris Peres, Carmen Elizabeth Kalinowski, Marli Aparecida Rocha de Souza, Michele Straub, Livia Cozer Montenegro, Maria Manuela Martins

Resumo


Objetivo: analisar o modelo assistencial na Atenção Primária à Saúde na perspectiva do acesso e integralidade do cuidado.

Método: pesquisa qualitativa, com dados coletados no período de maio a dezembro de 2021, em cada regional de saúde do estado do Paraná, por meio de entrevistas gravadas, de roteiro semiestruturado com 26 gestores. Utilizou-se o software IRAMUTEQ para processamento e agrupamento dos dados em cinco classes. A análise dos resultados foi conduzida pela Hermenêutica dialética.

Resultados: evidenciaram-se em duas classes ações relacionadas aos atributos acesso e integralidade, presentes no modelo assistencial. As ações para ampliação do acesso contaram com a participação de equipe multiprofissional na promoção da integralidade do cuidado e inserção de recursos tecnológicos, mantendo, porém, o modelo biomédico.

Considerações finais: durante a pandemia, houve adaptação e resiliência por parte dos gestores que organizaram o modelo assistencial, a inclusão de ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso e a continuidade do cuidado.


Palavras-chave


Atenção Primária em Saúde; Modelos Assistenciais; Covid-19; Pandemia.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.89671