CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.85412

Palavras-chave:

, Diabetes Mellitus, Insulina, Tecnologia Educacional, Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde.

Método: estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente.

Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00.

Conclusão: a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde.

Biografia do Autor

Adriane Stefanny Rocha Ribeiro, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Jéssica Gomes da Silva, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

Cecilia Rafaela Salles Ferreira, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Departamento de Saúde-Unidade Básica de Saúde (UNIFAP).

José Luis da Cunha Pena, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Departamento de Ciências Biológica e da Saúde (DCBS)

Kaila Correa Santos, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Programa de Residência multiprofissional em Saúde Coletiva.

Laidiane Dantas Soares Pena, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Programa Redidência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

Francineide Pereira da Silva Pena, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)

Departamento de Ciências Biológica e Da Saúde-Dcbs.

Publicado

30-01-2023

Como Citar

Ribeiro, A. S. R., Silva, J. G. da, Ferreira, C. R. S., Pena, J. L. da C., Santos, K. C., Pena, L. D. S., & Pena, F. P. da S. (2023). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.85412

Edição

Seção

Inovação Tecnológica