Open Journal Systems

INCONTINÊNCIA URINÁRIA MASCULINA E A TECNOLOGIA DIGITAL: AVALIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD

Adriana Ferreira Machado, Fabrícia Eduarda Baia Estevam, Lívia Cristina de Resende Izidoro, Hugo Miranda de Oliveira, Filipe Maciel de Souza dos Anjos, Sérgio Teixeira de Carvalho, Luciana Regina Ferreira da Mata

Resumo


Objetivo: avaliar a adequação e utilidade de aplicativos móveis voltados para reabilitação da incontinência urinária na população masculina.

Método: estudo descritivo, realizado com aplicativos direcionados à reabilitação da incontinência urinária masculina. Os aplicativos foram obtidos na Play Store e App Store. A busca foi realizada entre 3 e 10 de maio de 2021, em Minas Gerais, Brasil. Foram utilizados os termos “incontinência urinária”, “incontinencia urinaria”, “urinary incontinence” e “Kegel” para seleção. Os aplicativos foram descritos e avaliados conforme estabelecido nos itens da Applications Scoring System.

Resultados: Vinte e dois aplicativos foram selecionados. Três eram específicos para homens; três abordavam exercícios para fortalecimento da musculatura pélvica e diário miccional simultaneamente; e cinco eram compatíveis com ambas as lojas virtuais.

Conclusão: a maioria dos aplicativos disponíveis possui funcionalidades e informações limitadas acerca da incontinência urinária masculina. Espera-se que esse estudo contribua para o desenvolvimento de softwares mais abrangentes e adequados à população masculina com incontinência urinária.


Palavras-chave


Incontinência urinária; Aplicativos móveis; Tecnologia; Educação em saúde; Saúde do Homem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84806