CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE
Resumo
Objetivo: descrever o processo de elaboração e validação de tecnologia educacional para prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana em população feminina privada de liberdade.
Método: estudo metodológico realizado em um complexo prisional no Centro Oeste do Brasil, de janeiro a julho de 2019, utilizando escala Likert de quatro pontos. Os dados foram analisados com testes Alfa de Cronbach e KAPPA. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,80 para validação e concordância mínima de 75%.
Resultados: os itens do material foram pertinentes com obtenção do Índice de Validade de Conteúdo total de (IVCt=0,87) para especialistas e (IVCt=0,95) para mulheres. Os especialistas avaliaram a cartilha, classificando-a com grau de recomendação “superior” (média de 91%). Houve adequações, alcançando, ao final, índice de concordância superior a 88,7%.
Conclusão: acredita-se que essa tecnologia represente um avanço para a Saúde Pública, já que utilizou medidas e instrumentos confiáveis e apropriados para o público-alvo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (PORTUGUÊS)DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.84636