CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84636

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Estudos de validação, Prisões, Vírus da Imunodeficiência Humana, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Resumo

Objetivo: descrever o processo de elaboração e validação de tecnologia educacional para prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana em população feminina privada de liberdade.

Método: estudo metodológico realizado em um complexo prisional no Centro Oeste do Brasil, de janeiro a julho de 2019, utilizando escala Likert de quatro pontos. Os dados foram analisados com testes Alfa de Cronbach e KAPPA. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,80 para validação e concordância mínima de 75%.

Resultados: os itens do material foram pertinentes com obtenção do Índice de Validade de Conteúdo total de (IVCt=0,87) para especialistas e (IVCt=0,95) para mulheres. Os especialistas avaliaram a cartilha, classificando-a com grau de recomendação “superior” (média de 91%). Houve adequações, alcançando, ao final, índice de concordância superior a 88,7%.

Conclusão: acredita-se que essa tecnologia represente um avanço para a Saúde Pública, já que utilizou medidas e instrumentos confiáveis e apropriados para o público-alvo.

Biografia do Autor

Alana Vanessa Sousa Santos Borges, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás

Discente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Aluna de Iniciação Científica (Pró - Reitoria de Pesquisa e Inovação). Membro do Programa Saúde do Trabalhador UFG+ (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/UFG).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em ISTs, atuando principalmente com grupos sociais vulneráveis e saúde do homem.

Marcos André de Matos, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás

Professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Graduação em enfermagem (2005). Possui Mestrado em Cuidado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFG (2007) e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina FM/UFG (2014). Líder do Núcleo de Pesquisa em Ações Interdisciplinares em HIV/Aids e outras doenças infecciosas e do Núcleo de Estudos em Cuidados à Saúde Humana com Abordagem Clínica (CNPq). Membro da Rede de Pesquisa em Doenças Transmissíveis (REAT) da FAPEG e da Comissão de Equidade em Saúde da SES de Goiás. Coordenador do Programa Saúde do Trabalhador UFG+ vinculado a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Revisor de periódicos nacionais e internacionais e parecerista do Ministério da Educação, Saúde e de Centos de Pesquisa. Participou de Inquéritos de base populacional conduzidos pelo Ministério da Saúde, FIOCRUZ e FUNASA. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Saúde Pública pelo IPTSP/UFG e Cuidado em Enfermagem FEN/UFG. Desde 2006 coordena projetos de pesquisa com grupos vulneráveis com fomento pelo CNPq, FAPEG, FUNASA, Ministério da Educação - PROEXT e UNODC. Tem experiência em epidemiologia das doenças emergentes e re-emergentes e Saúde Coletiva, com ênfase em determinantes sociais de grupos vulneráveis e saúde do homem.

José Henrique Barbosa de Souza, Escola de Ciências Sociais e da Saúde vinculada a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (ECSS/ PUC- GO)

Discente em Enfermagem pela Escola de Ciências Sociais e da Saúde vinculada a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (ECSS/ PUC- GO). Pesquisador pelo Núcleo de Estudos em Cuidados Integrais a Saúde do Trabalhador (NECIST) - Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador pelo Núcleo de Ações Interdisciplinares em IST/HIV/AIDS (NUCLAIDS) - Universidade Federal de Goiás (UFG). Presidente da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência da Enfermagem (LASAE).

Ketllen Raiara Ferreira Santos Freire, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás

Discente em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Integrante no grupo de pesquisa NUCLAIDS - Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Ações Interdisciplinares em IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, do(a) Universidade Federal de Goiás.Participante da Liga Acadêmica de Infectologia e Imunologia (LAINFI - UFG).

Fabiana Ribeiro de Sousa, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás

Discente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Aluna de Iniciação Científica (Pró - Reitoria de Pesquisa e Inovação). Membro do Programa Saúde do Trabalhador UFG+ (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/UFG). Membro de vários projetos com fomento (FAPEG, CNPq). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em ISTs, atuando principalmente com grupos sociais veneráveis e saúde do homem.

 

Victor de Jesus Florentino, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (FEN). Pesquisador (iniciação científica) pela Faculdade de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (GESMAC). Atua como auxiliar de pesquisa por projetos da Universidade de Brasília (UnB) e pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFG). Foi membro e Diretor de extensão da Liga Acadêmica de Pediatria da Faculdade de Medicina-UFG (LAP). Atualmente é membro da Liga de atenção à pessoa com feridas (LIGA MULTIFERIDAS). Desenhista oficial pelo departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) no projeto, Validação de Dicionário de Sinalização Tática de Mãos para Códigos e Terminologias médicas na condição de aluno de Extensão. Atuou frente à Pandemia do COVID-19 pelos projetos de extensão EPI-UFG e TENDA UFG - ATENDIMENTO "Fast track" COVID-19. Foi monitor em Histologia pelo DMORF-ICB por dois anos (2019 e 2021), e Bases para o cuidar do indivíduo e da família ll (2021). Grande entusiasta de Saúde como direito e defensor do SUS, Áreas de interesse em pesquisa: Patologia, saúde pública, anatomia humana, histologia, imunologia, fisiologia, parasitologia e Pediatria.

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Borges, A. V. S. S., Matos, M. A. de, Souza, J. H. B. de, Freire, K. R. F. S., Sousa, F. R. de, & Florentino, V. de J. (2023). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84636

Edição

Seção

Inovação Tecnológica