IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84628

Palavras-chave:

Papel do profissional de enfermagem, Crise de identidade, Enfermagem, Organização e administração, Serviços de integração docente-assistencial.

Resumo

Objetivo: conhecer e compreender as percepções e significados atribuídos à identidade biográfica e relacional do ser enfermeira pelo grupo social que atuou como diretora do Departamento e Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Método: estudo histórico-social de abordagem qualitativa. Coleta de dados ocorrida entre março a novembro de 2017. Utilizou-se a teoria de Claude Dubar como referencial teórico. Foram realizadas 11 entrevistas, as quais foram analisadas pela técnica da Análise do Discurso.

Resultados: emergiram duas categorias. A primeira evidenciou o processo de articulação, a prática do cuidado e o programa de Integração Docente-Assistencial, e abordou aspectos relacionados ao poder e ao modelo-referência. A segunda elencou o papel do docente/gestor e enfatizou as questões relacionadas ao reconhecimento e ao respeito.

Conclusão: esse estudo poderá contribuir para o reconhecimento e visibilidade da área da Enfermagem, especialmente, no campo da assistência, da gestão e do ensino.

Biografia do Autor

Thaís Araújo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Docente do Magistério Superior do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (área: Gestão e Educação em Saúde). Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Gerenciamento em Enfermagem, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - linha de pesquisa - Identidade profissional do enfermeiro gestor, bolsista CAPES (2016). Doutorado Sanduíche na Universidade de Alicante - Espanha (2018). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2012) - linha de pesquisa - Identidade profissional do enfermeiro sob a óptica de estudantes de Enfermagem. Especialização em Docência e Auditoria em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho. Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Uninter. Graduação em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho. Atuação profissional na docência - graduação e pós-graduação lato sensu desde 2012.

Genival Fernandes de Freitas, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.

Departamento de Orientação Profissional - ENO / EEUSP

Publicado

2023-03-02

Como Citar

Silva, T. A. da, & Freitas, G. F. de. (2023). IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84628

Edição

Seção

Artigo Original