Open Journal Systems

IDENTIDADE PROFISSIONAL BIOGRÁFICA E RELACIONAL DA ENFERMEIRA GESTORA

Thaís Araújo da Silva, Genival Fernandes de Freitas

Resumo


Objetivo: conhecer e compreender as percepções e significados atribuídos à identidade biográfica e relacional do ser enfermeira pelo grupo social que atuou como diretora do Departamento e Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Método: estudo histórico-social de abordagem qualitativa. Coleta de dados ocorrida entre março a novembro de 2017. Utilizou-se a teoria de Claude Dubar como referencial teórico. Foram realizadas 11 entrevistas, as quais foram analisadas pela técnica da Análise do Discurso.

Resultados: emergiram duas categorias. A primeira evidenciou o processo de articulação, a prática do cuidado e o programa de Integração Docente-Assistencial, e abordou aspectos relacionados ao poder e ao modelo-referência. A segunda elencou o papel do docente/gestor e enfatizou as questões relacionadas ao reconhecimento e ao respeito.

Conclusão: esse estudo poderá contribuir para o reconhecimento e visibilidade da área da Enfermagem, especialmente, no campo da assistência, da gestão e do ensino.


Palavras-chave


Papel do profissional de enfermagem; Crise de identidade; Enfermagem; Organização e administração; Serviços de integração docente-assistencial.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.84628