Open Journal Systems

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR PRESENCIADA E VIVENCIADA POR ADOLESCENTES ESCOLARES

Carla Cristina Oliveira de Jesus Lima, Ridalva Dias Martins, Nadirlene Pereira Gomes, Moniky Araújo da Cruz, Nadjane Rebouças Gomes, Keile Kemyly Assis da Silva, Ritieli Mallagutti Corrêa

Resumo


Objetivo: identificar as formas, expressões e as(os) praticantes da violência intrafamiliar presenciada e/ou vivenciada por adolescentes escolares.

Método: estudo de corte transversal, de cunho descritivo, realizado em uma escola pública de Salvador, Bahia – Brasil, com 230 adolescentes escolares em novembro de 2018. O banco de dados foi arquivado com utilização do programa Microsoft Excel, e as frequências foram mensuradas por meio do teste de qui-quadrado.

Resultados: o estudo mostra que 121 (52,6%) adolescentes experienciam a violência intrafamiliar nas formas psicológica, física e sexual. Dentre os tipos de violência vivenciados pelos adolescentes, a psicológica (49,5%) e física (55,7%) foram mais perpetradas por pai/mãe e a sexual (75,9%) foi comumente referida por outros parentes.

Conclusão: os achados deste estudo contribuem para dar visibilidade às formas de expressão da violência intrafamiliar vivenciada e presenciada pela população infantojuvenil.


Palavras-chave


Violência; Família; Adolescente; Saúde do adolescente; Estudantes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84185