Open Journal Systems

FATORES ASSOCIADOS AO SOFRIMENTO MENTAL EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Antonio Alberto Ibiapina Costa Filho, Laisa Maria dos Santos Ribeiro, Delmo de Carvalho Alencar, Naila Albertina de Oliveira, José Antonio Rabi, Aline Raquel de Sousa Ibiapina

Resumo


Objetivo: analisar os fatores associados ao sofrimento mental em pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19.

Método: estudo transversal, realizado em duas comunidades virtuais brasileiras da plataforma Facebook, no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021. A amostra totalizou 111 pessoas com diabetes. A avaliação das condições de saúde foi realizada por meio de formulário eletrônico, e para identificação do sofrimento mental foi utilizado o Self Report Questionnaire-20. Análises descritivas e inferenciais foram expressas por frequências e pela regressão logística simples e múltipla.

Resultados: o sofrimento mental está associado à questão de ser do gênero feminino, ter histórico prévio de transtorno mental (depressão e ansiedade), diagnóstico de diabetes há mais de seis anos e à presença de complicações oftalmológicas, que potencializam as chances para instabilidades emocionais.

Conclusão: o estudo oferece subsídios ao direcionamento de estratégias de suporte que minimizem os impactos psicossociais da pandemia na pessoa com diabetes.


Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Pandemias; COVID-19; Fatores de Risco; Saúde Mental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.83996