Open Journal Systems

ESTUDO PSICOMÉTRICO DA ESCALA DE SATISFAÇÃO COM O SUPORTE SOCIAL EM PESSOAS COM TUBERCULOSE PULMONAR

Maria Isabel Pereira da Silva, Beatriz Rodrigues Araújo, João Manuel da Costa Amado

Resumo


Objetivo: avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Satisfação com o Suporte Social em pessoas com tuberculose pulmonar.

Método: estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: validação de conteúdo dos itens; e avaliação das propriedades psicométricas da Escala. A colheita dos dados decorreu entre o período de outubro de 2020 e janeiro de 2021 numa amostra de 204 pessoas com tuberculose pulmonar, em Centros de Diagnóstico Pneumológico no Norte de Portugal.

Resultados: a Escala validada apresenta um coeficiente α-Cronbach de 0,91, mantendo os 15 itens. Verificou-se uma distribuição diferente dos itens dentro das subescalas, designada como: “Satisfação com a família” (α-Cronbach=0,94) passa a integrar sete itens; “Satisfação com os amigos” (α-Cronbach=0,85) integra somente quatro itens; “Atividades Sociais” (α-Cronbach=0,86) e “Intimidade” (α-Cronbach=0,77) passam de três e quatro itens da escala original, para dois itens cada uma.

Conclusão: a versão da Escala de Satisfação com o Suporte Social pode constituir-se em um recurso para o planejamento dos cuidados de Enfermagem à pessoa com tuberculose pulmonar.


Palavras-chave


Enfermagem; Tuberculose; Apoio Social; Satisfação do Paciente; Estudo de Validação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.83977