ESTUDO PSICOMÉTRICO DA ESCALA DE SATISFAÇÃO COM O SUPORTE SOCIAL EM PESSOAS COM TUBERCULOSE PULMONAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83977

Keywords:

Enfermagem, Tuberculose, Apoio Social, Satisfação do Paciente, Estudo de Validação.

Abstract

Objetivo: avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Satisfação com o Suporte Social em pessoas com tuberculose pulmonar.

Método: estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: validação de conteúdo dos itens; e avaliação das propriedades psicométricas da Escala. A colheita dos dados decorreu entre o período de outubro de 2020 e janeiro de 2021 numa amostra de 204 pessoas com tuberculose pulmonar, em Centros de Diagnóstico Pneumológico no Norte de Portugal.

Resultados: a Escala validada apresenta um coeficiente α-Cronbach de 0,91, mantendo os 15 itens. Verificou-se uma distribuição diferente dos itens dentro das subescalas, designada como: “Satisfação com a família” (α-Cronbach=0,94) passa a integrar sete itens; “Satisfação com os amigos” (α-Cronbach=0,85) integra somente quatro itens; “Atividades Sociais” (α-Cronbach=0,86) e “Intimidade” (α-Cronbach=0,77) passam de três e quatro itens da escala original, para dois itens cada uma.

Conclusão: a versão da Escala de Satisfação com o Suporte Social pode constituir-se em um recurso para o planejamento dos cuidados de Enfermagem à pessoa com tuberculose pulmonar.

Author Biographies

Maria Isabel Pereira da Silva, Universidade Católica Portuguesa- Porto

Enfermeira Gestora, Mestre em Direção e Chefia de Serviços de Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem, na Universidade Católoca Portuguesa, Porto.

Beatriz Rodrigues Araújo, Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde, Porto, Portugal

Professora Associada convidada, Universidade Católica Portuguesa,  Intituto de Ciências da Saúde, Porto. Portugal

João Manuel da Costa Amado, Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde, Porto, Portugal

Professor Associad convidade, Universidade Católica Portuguesa,  Intituto de Ciências da Saúde, Porto. Portugal

Published

2022-10-17

How to Cite

Silva, M. I. P. da, Araújo, B. R., & Amado, J. M. da C. (2022). ESTUDO PSICOMÉTRICO DA ESCALA DE SATISFAÇÃO COM O SUPORTE SOCIAL EM PESSOAS COM TUBERCULOSE PULMONAR. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83977

Issue

Section

ORIGINAL ARTICLE