VOLUME RESIDUAL DE FRASCOS-AMPOLA E SUBDOSAGENS DE MEDICAMENTOS PREPARADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83599

Palavras-chave:

Enfermagem, Conduta do Tratamento Medicamentoso, Cuidados de Enfermagem, Erros de Medicação, Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos.

Resumo

Objetivo: Identificar o volume residual em frascos-ampola, após o preparo de injetáveis, associando os erros relacionados a subdoses com as classes dos medicamentos.

Método: Estudo descritivo, de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2020 a setembro de 2021, em um serviço ambulatorial privado de um município brasileiro localizado a nordeste do Estado de São Paulo. Foram analisados 562 frascos-ampola de medicamentos preparados pela equipe de enfermagem. Utilizou-se formulário contendo o nome comercial do medicamento, classe/indicação terapêutica, data e horário de reconstituição, volume utilizado para reconstituição do medicamento e volume residual de cada frasco. Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva e teste ANOVA.

Resultados: 462 (82,2%) frascos-ampola continham volume residual que variou de 0,1 ml a 1,5 ml e 165 (29,4%) continham 0,2 ml de solução residual, com perda média de 4,5% da solução. Não houve diferença na perda de solução entre as diferentes classes de medicamentos.

Conclusão: Os achados destacam a necessidade de intervenções para a redução de falhas, nas fases de preparo dos medicamentos, com ênfase nos erros associados às subdosagens terapêuticas.

Biografia do Autor

Francine Rodrigues Witkouskas, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo/Graduanda de Enfermagem

Graduanda do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Patricia Magnabosco, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo)/Pós doutoranda.

Pós doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Àrea Enfermagem Fundamental.

Luana Gabriele Souza Alves, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo/

Mestranda em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP)

Simone de Godoy, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo.

Professor Doutor na Área de Conhecimento Fundamentos de Enfermagem, do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP. 

Leila Maria Marchi-Alves, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo

Professor Associado I do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP. 

Downloads

Publicado

16-08-2022

Como Citar

Witkouskas, F. R., Magnabosco, P., Alves, L. G. S., de Godoy, S., & Marchi-Alves, L. M. (2022). VOLUME RESIDUAL DE FRASCOS-AMPOLA E SUBDOSAGENS DE MEDICAMENTOS PREPARADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83599

Edição

Seção

Artigo Original