EFEITOS DO AUTOCUIDADO APOIADO SOBRE O PERFIL PRESSÓRICO E CARDIOMETABÓLICO DE HIPERTENSOS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82868

Palavras-chave:

Hipertensão Arterial, Autocuidado, Fatores de Risco Cardiometabólico, Perfil de Saúde, Consulta de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: verificar os efeitos do autocuidado apoiado sobre o perfil pressórico e cardiometabólico de hipertensos.

Método: ensaio clínico randomizado desenvolvido com 78 hipertensos acompanhados pela Estratégia Saúde da Família do município de Cajazeiras – PB - Brasil. A intervenção consistiu na aplicação de consultas de enfermagem baseadas no autocuidado apoiado. O grupo controle seguiu com o acompanhamento habitual da equipe de saúde. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e clínico, análise de sangue, verificação da pressão arterial e das medidas antropométricas.

Resultados: houve redução do peso, da circunferência abdominal, da relação cintura/quadril e do Índice de Massa Corporal no grupo intervenção, com melhora significativa da pressão arterial. Nenhuma melhora significativa foi visualizada no grupo controle.

Conclusão: o autocuidado apoiado mostrou efeitos positivos sobre o perfil pressórico e cardiometabólico dos participantes, minimizando fatores de risco e configurando uma metodologia com potencial promissor quando aplicada pelo enfermeiro. REBEC - RBR-5m5qg8.

Biografia do Autor

Janaíne Chiara Oliveira Moraes

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Formação de Professores (UFCG). Doutora em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba (PAPGENF - UPE/UEPB). Mestre em Enfermagem pelo PAPGENF - UPE/UEPB. 

Downloads

Publicado

26-08-2022

Como Citar

Oliveira Moraes, J. C., & Muniz da Silva Bezerra, S. M. (2022). EFEITOS DO AUTOCUIDADO APOIADO SOBRE O PERFIL PRESSÓRICO E CARDIOMETABÓLICO DE HIPERTENSOS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82868

Edição

Seção

Artigo Original