Open Journal Systems

DA SOLIDÃO À COOPERAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE TERAPIA INTENSIVA

Estefânia da Silva Oliveira, Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro, Cledir Tânia França Garcia, Cíntia Maria Lovato Flores, Gianfábio Pimentel Franco, Júlia Glowacki

Resumo


Objetivo: conhecer as estratégias de enfrentamento desenvolvidas pelos trabalhadores de enfermagem de Unidades de Terapia Intensiva para a manutenção da saúde mental.

Método: estudo qualitativo descritivo, com trabalhadores de enfermagem de três Centros de Cuidados Intensivos de um estado do sul do Brasil. Dados coletados entre junho de 2019 e julho de 2021 por meio de entrevista semiestruturadas e submetidos à análise temática de conteúdo.

Resultados: desvelaram-se estratégias de enfrentamento individuais baseadas em situações geradoras de sofrimento. Evidenciou-se a solidão do trabalho, resultado dos descompassos entre os espaços terapêuticos oferecidos pela instituição e as demandas dos trabalhadores. Por fim, identificou-se a possibilidade de ressignificação da solidão em cooperação por meio das estratégias coletivas como caminho para enfrentamento do sofrimento no trabalho e como fator protetor de maior eficácia.

Conclusão: podem-se promover ações coletivas de enfrentamento e atividades que fortaleçam a união e cooperação das equipes de enfermagem em terapia intensiva.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82791