Open Journal Systems

PROTOCOLOS PARA ATENDIMENTO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: SUBSÍDIOS PARA TRANSFORMAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

Gisele Fernandes Tarma Cordeiro, Tatiana Marques dos Santos, Rosa Gomes dos Santos Ferreira, Ana Paula Freitas Guljor, Angela Aparecida Peters, Maria Angélica de Almeida Peres

Resumo


Objetivo: analisar as repercussões no atendimento em saúde mental pela implantação de Protocolos de Conduta Assistencial em Unidade Básica de Saúde, em Juiz de Fora - MG - BR.

Método: estudo histórico-social, realizado no ano de 2018, tendo por fontes diretas, documentos escritos e depoimentos orais, analisadas pelos pressupostos da Reforma Psiquiátrica.

Resultados: apresentam-se as categorias: a) Reorganização da assistência em saúde mental por implantação de Protocolos de Conduta; b) Processo de referência e contrarreferência entre Unidade Básica de Saúde e serviços de atenção especializada em saúde mental; c) Transformação da assistência em saúde mental.

Conclusão: protocolos organizaram a rede de atenção em saúde mental, sustentando a capacitação multiprofissional, introduzindo atenção primária à saúde como porta de entrada para acolhimento, tratamento e acompanhamento em saúde mental territorial.


Palavras-chave


Serviços Comunitários de Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Centros de Saúde; Assistência à Saúde Mental; Equipe de Assistência ao Paciente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82680