Open Journal Systems

ADENOCARCINOMA CERVICAL E ABANDONO TERAPÊUTICO: A ÓTICA DOS ENFERMEIROS EM UMA CIDADE DO EXTREMO NORTE BRASILEIRO

Stanley José Moreira Lima, Luzilena de Sousa Prudêncio, Nádia Cecilia Barros Tostes, Nely Dayse Santos da Mata

Resumo


Objetivo: descrever, na perspectiva do enfermeiro, as causas de abandono das usuárias em tratamento do adenocarcinoma cervical e analisar as propostas para diminuir esse abandono.

Método: o estudo é descritivo, qualitativo, do tipo investigação narrativa. Participaram sete enfermeiros assistencialistas, atuantes em uma unidade de alta complexidade oncológica. Os dados foram submetidos à análise temática categorial.

Resultados: emergiram 2 categorias: as principais causas de abandono das usuárias em tratamento do adenocarcinoma cervical e as estratégias do enfermeiro para a diminuição do abandono do tratamento pelas usuárias.

Conclusão: o estudo destacou como as principais causas de abandono: a fragilidade na organização e estrutura dos serviços ofertados, a ausência da família e a falta de conhecimento sobre a patologia. E para favorecer o resgate das usuárias, os enfermeiros participantes propõem consulta de Enfermagem e um plano de ação multiprofissional respeitando as singularidades de cada mulher.


Palavras-chave


Enfermagem; Adenocarcinoma Cervical; Abandono de tratamento; Reinserção; Enfermeiro.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82644