DESENVOLVIMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO E COMPLEXIDADE ASSISTENCIAL EM PACIENTES DE UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82550

Palavras-chave:

Lesão por Pressão, Enfermagem em Emergência, Segurança do Paciente, Avaliação em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: avaliar o desenvolvimento de lesão por pressão e sua associação com a complexidade assistencial em pacientes atendidos em um serviço de emergência.

Método: estudo de coorte prospectiva, observacional, realizado de agosto a outubro de 2020, com pacientes atendidos em uma unidade de emergência de um hospital público do Sudoeste da Bahia - BR. Para coleta de dados utilizou-se formulário próprio, Escala de Braden e Instrumento de Classificação de Perroca. Os dados analisados por análise descritiva e teste de qui-quadrado de Pearson.

Resultados: a amostra foi constituída de 225 pacientes. A incidência de lesão por pressão foi de 9,3%. Acometendo principalmente mulheres (61,9%), em cuidados intermediários (57,1%) e semi-intensivos (42,9%). Houve associação entre complexidade assistencial e o desenvolvimento de lesão por pressão (p<0,001).

Conclusão: destaca-se a importância da avaliação da complexidade assistencial dos pacientes atendidos nos serviços de emergência para proporcionar um cuidado seguro e reduzir eventos adversos.

Biografia do Autor

Luzia Célia Batista Soares, Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Residência multiprofissional em Urgência pela Universidade Federal da Bahia-UFBA e Hospital Geral de Vitoria da Conquista-HGVC (2019/2021), credenciada pela American Heart Association em suporte avançado de vida em cardiologia. Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde-Campus Anísio Teixeira.

Drieli Oliveira Silva, Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC (2014) Especialista em Urgência no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) pela Universidade Federal da Bahia (2021). Credenciada pela American Heart Association em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (2020). Especialista em Saúde do Trabalhador pela Universidade Cândido Mendes (2016). Realizou estágio Hospitalar extracurricular no Hospital Regional de Itarantim- BA na área Assistencial, em Urgência e Emergência e na Unidade de Internação (2017). Monitorou aulas teóricas e práticas, supervisionou alunos em Estágios Hospitalares e de Saúde Coletiva no Curso Técnico em Enfermagem na Escola Aplicação (2014 a 2017). 

Juliana Xavier Pinheiro da Cunha, Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006). Especialista em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2008). Mestre em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012, bolsista CAPES). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como enfermeira intensivista na Unidade de Terapia Intensiva adulto do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia (UFBA-IMS). Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Urgências.

Patrícia da Silva Pires, Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo (1992), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2004). Experiência profissional como Professora associado do Instituto Multidisciplinar em Saúde-Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia, ministra aulas no curso de Bacharelado em Enfermagem e no Programa de Residência Multiprofissional em Urgência.a área hospitalar, com ênfase em pronto atendimento.

Luiz Gustavo Vieira Cardoso, Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade José do Rosário Vellano (2002) e mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professor do curso de graduação em nutrição da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Estudo de Interações Fármaco Nutriente, atuando principalmente nos seguintes temas: antiinflamatórios, analgésia, probióticos e produtos naturais.

Downloads

Publicado

23-11-2022

Como Citar

Soares, L. C. B., Silva, D. O., Cunha, J. X. P. da, Pires, P. da S., & Cardoso, L. G. V. (2022). DESENVOLVIMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO E COMPLEXIDADE ASSISTENCIAL EM PACIENTES DE UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.82550

Edição

Seção

Artigo Original