Open Journal Systems

PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS EM CENTRO DE PARTO NORMAL: ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO

Clemilda Alves da Silva, Diego Pereira Rodrigues, Valdecyr Herdy Alves, Sílvio Éder Dias da Silva, Márcia Simão Carneiro, Andressa Tavares Parente, Letícia Diogo de Oliveira Moura

Resumo


Objetivo: compreender os significados de puérperas acerca das práticas educativas desenvolvidas em Centro de Parto Normal.

Método: estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, com 15 puérperas atendidas no Centro de Parto Normal Haydeê Pereira Sena, da região metropolitana do Pará, Brasil. Utilizou-se de entrevista semiestruturada, de agosto a novembro de 2020. Dados transcritos e submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados: constatou-se que as atividades desenvolvidas pelas enfermeiras obstétricas promovem elo para visibilidade do local enquanto serviço que busca acolhimento e apoio para mulheres, garantindo maior tranquilidade, confiança e respeito no momento do parto.

Conclusão: os resultados traduzem a necessidade de incentivo às práticas educativas para garantir direitos e respeito às mulheres, como assistência de qualidade, ambiente acolhedor, agregador de tranquilidade e confiança para o parto normal. Assim, contribui de forma efetiva para a prática da enfermagem obstétrica com o impacto direto no cuidado de mulheres e famílias.


Palavras-chave


Enfermagem Obstétrica; Cuidado de Enfermagem; Educação em Saúde; Parto Humanizado; Humanização da Assistência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.82389